Pais e responsáveis legais de estudantes das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) têm até o dia 12 de setembro para realizar a inscrição no Programa Bolso do Povo Educação CPS.
O benefício de R$500 por mês foi anunciado pelo Governador João Dória em um evento no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.
O contrato terá duração de seis meses, com possível prorrogação até 31 de dezembro de 2022.
O programa tem como objetivo gerar renda e reduzir os impactos econômicos gerados pela pandemia, a ação também aproxima as famílias das escolas, gerando benefícios diretos para a comunidade escolar.
Cumprimento dos protocolos sanitários
O objetivo é que os bolsistas ajudem as equipes que administram as Etecs e Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado) no cumprimento do protocolo sanitário adotado para permitir o retorno às aulas presenciais.
Para conseguir se candidatar a uma bolsa, é necessário ser o responsável legal por um aluno de Etec, respeitando alguns pré-requisitos, como:
- Ter entre 18 e 59 anos;
- Estar desempregado há, pelo menos, três meses;
- Não ter comorbidades associadas à Covid-19;
- Residir no município onde está localizada a unidade em que o candidato pretende ser bolsista.
É possível se inscrever em até três Etecs ou Fatecs.
As inscrições deverão ser realizadas pelo site bolsadopovo.sp.gov.br. Cada candidato receberá pontos, respeitando os pré-requisitos que cumprir.
Os selecionados participaram de um processo seletivo com o diretor da unidade e a concessão do benefício deverá ser chancelada pelo Núcleo Regional de Administração do CPS.
Além disso, espera-se que os bolsistas convocados passem por uma capacitação no começo de outubro e passem a atuar no dia 4 do mesmo mês.
Ao todo serão oferecidas 2.368 bolsas, distribuídas por todas as Etecs e Fatecs do Estado. Cada unidade do Centro Paula Souza terá pelo menos quatro bolsistas.
Por fim, os recursos destinados para os primeiros seis meses são de pelo menos R$ 7,1 milhões.
E então, gostou da matéria? Não deixe de ler também – Calendário referente à prorrogação do Auxílio Emergencial 2021.