A interação social determina as relações sociais praticadas pelos indivíduos e grupos sociais, sob a ótica da sociologia.
A saber, constitui uma condição fundamental para o progresso e constituição das sociedades. Através de métodos interativos, as pessoas transformam se em um sujeito social.
Por meio dela que os indivíduos aprimoram a comunicação, estabelecendo o contrato social e desenvolvendo redes de relações, os quais determinam alguns comportamentos sociais.
Desse modo, a interação social tornou-se pauta importante da atualidade, sendo muito discutida na sociologia, filosofia e antropologia.
Tornou-se um tema atual sempre cotado para provas de vestibulares do país todo, assim como para o Enem, por isso, vale a pena ficar ligado, vamos ver!
Na sociedade atual, caracterizada e ditada pelos meios de comunicação e as novas tecnologias, a interação social acaba transformando-se e adquire um novo modelo. Isto é, passa a ser desenvolvida pela internet, de maneira online.
Com o incansável e fenomenal desenvolvimento da internet, criaram-se novas formas de interações e dinâmica social.
Entretanto, em contrapartida pode gerar problemas de ordem social como a exclusão e isolamento social ou até mesmo a prática de bullying de forma online (Cyberbullying).
Em suma, a interação social, pode compreende-se como:
Por fim, dentre dois grandes pensadores, o bielorusso, Lev Semenovitch Vygotsky (1896 – 1934) e o suiço Jean William Fritz Piaget (1896 – 1980) que abordam o assunto da interação, relação e processos sociais, assim como, diversos aspectos sobre o desenvolvimento dos seres humanos.
Como resultado, Vygotsky entende que a interação social tem papel importante no desenvolvimento dos seres humano.
Segundo ele o “comportamento do homem forma-se por peculiaridades e condições biológicas e sociais de seu crescimento”.
Já para Piaget, os humanos se influenciam pelas relações sociais desenvolvidas ao longo da vida. Essas relações irão ditar os comportamentos sociais. O educador ditou que o processo se desenvolve em várias fases: quando criança, adolescente e adulto.