A sobrecarga no trabalho tende a aparecer, cedo ou tarde, se não estivermos atento a nossa rotina.
Afinal, especialmente quando gostamos do que fazemos, podemos acabar aceitando demandas imensas, ou então, podemos misturar a vida pessoal com a profissional, criando uma carga de atividade muito acima do que podemos suportar de maneira saudável.
Por isso, neste conteúdo nós discutimos informações importantes sobre esse tema. Acompanhe para saber mais.
A primeira coisa que temos que ter em mente é que a sobrecarga no trabalho não é o mesmo que o cansaço. Afinal, eventualmente nos sentiremos exaustos, depois de um dia intenso e corrido. Assim, podemos dizer que a diferença está na recuperação desse cansaço.
O cansaço comum tende a desaparecer depois de uma noite de sono bem dormida, ou um fim de semana de descontração. Já a sobrecarga no trabalho traz sensações de exaustão de maneira recorrente e persistente, diminuindo a produtividade e causando efeitos psicológicos no sujeito.
Fique atento a essa diferenciação e analise como tem sido o seu dia a dia. Desse modo você poderá estabelecer uma rotina mais saudável. A seguir damos algumas dicas sobre isso.
Para evitar a sobrecarga no trabalho é preciso manter-se atento a sua rotina. Veja em quais circunstâncias você tem se sentido mais cansado, e em quais situações essa exaustão tende a se repetir. Esse cansaço é frequente? Diário? Ele atrapalha os seus resultados? Tem lhe deixado desmotivado? Pense sobre isso.
Se você constatar que a sobrecarga está fazendo parte da sua rotina, considere as nossas dicas abaixo para lidar com essa questão.
O autoconhecimento será o seu melhor amigo nessa trajetória. Através dele você poderá avaliar quais são os seus limites diante das atividades diárias.
Qual carga de trabalho é interessante? Que tipo de serviço você tem mais facilidade na hora de executar? Quais ações combinam mais com o seu perfil de atuação? Avalie esses pontos e reconheça os seus limites, respeitando-os.
Cuidado com a demanda que você tem aceito. Às vezes, vale mais a pena você dizer “não” para o seu chefe do que aceitar tudo e, mais tarde, entregar um trabalho mal feito.
Lembra dos seus limites? Use-os como seu alicerce na hora de aceitar algo novo, ou não.
Cuidado com o período de tempo dedicado para cada tarefa! Embora existam tarefas mais demoradas, você deve sempre dividi-las em partes para conseguir dar pausas inteligentes, que impeçam que a sobrecarga no trabalho apareça.
Não leve trabalho para casa. Só leve em último caso, quando não há mais nada que possa ser feito. Mas, se há algo que pode ser feito depois, deixe para o momento apropriado. Não use o seu tempo livre para resolver problemas, o tempo todo!
O trabalho em equipe também ajuda a evitar a sobrecarga no trabalho. Afinal, você poderá delegar funções e garantir que o seu foco se volte para aquilo que você sabe fazer de melhor. Pense sobre isso, avalie as suas relações no trabalho e seja uma pessoa mais aberta aos trabalhos em conjunto.