A Metodologia Smart consiste em direcionar as estratégias das empresas com base em apenas cinco fatores. Sendo assim, essa metodologia é uma definição importante de critérios para que as empresas possam direcionar seu futuro no mercado.
Uma metodologia Smart direciona a gestão de forma otimizada e objetiva. Sendo assim, para elaborar uma meta ela deve ser:
Dessa forma, a empresa viabiliza suas estratégias e abrange o alcance da sua meta, apesar de ser muito utilizada dentro da área profissional, a metodologia Smart é completamente aplicável a vida pessoal, por isso, é uma estratégia de gestão bastante popular.
A meta Smart é uma acrônimo formado a partir da letra de cada palavra em inglês que direciona as diretrizes para o estabelecimento de uma meta.
Sendo assim, faz jus ao seu significado como palavra, Smart é inteligente. Bastante simples, esse método facilita o acompanhamento dos projetos e a mensuração dos resultados.
O primeiro passo para estabelecer uma metodologia dentro da metodologia Smart é definir o objetivo, porém, ele deve ser específico.
Ou seja, uma empresa não deve apenas querer algo, deve ter um ponto de referência. Por exemplo, aumentar as vendas. Para isso, é necessário estabelecer de forma direta, aumentar as vendas em 50% em 3 meses.
A mensuração dos resultados é uma necessidade das empresas, por isso, essa meta deve vir acompanhada de fatores que permitam e facilitem essa mensuração.
Sendo assim, é facilmente possível direcionar essa meta para um indicador. De modo que o acompanhamento seja direcionado. Esse indicador pode ser tempo, percentual ou volume.
Para que uma meta seja atingida, ela precisa ser baseada na realidade da empresa. Sendo assim, é importante que a empresa tenha clareza sobre seus pontos fortes e fracos para basear sua meta de forma que ela seja atingível. Ou seja, analisar o ponto de vista financeiro, a infraestrutura e fatores externos que implicam nos resultados.
A relevância da meta e sobre o motivo e a importância desse objetivo. Sendo assim, uma meta relevante pode ser um diferencial competitivo no futuro, ou viabilizar um diferencial. Por isso, é necessário que essa meta tenha um impacto positivo na empresa de forma holística.
Como em todos os planos estratégicos, essa meta precisa de um prazo estabelecido. Dessa forma, serão feitos os devidos ajustes e acompanhamentos.
Sendo assim, a metodologia Smart é um amparo para os planejamentos estratégicos. Por isso, é importante que a empresa elabore suas metas e as acompanhe.