Smarketing é um termo que vem do inglês, oriundo da união das palavras Sales e Marketing. Trazendo esse termo para o português, temos a junção das palavras vendas e marketing.
Por isso algumas empresas usam o termo Vendarketing no lugar de Smarketing.
Sendo assim, Smarketing é uma estratégia de análise que visa o alinhamento entre as equipes de vendas e marketing.
Assim sendo, a estratégia Smarketing visa melhorar a performance dos times, bem como aumentar as vendas da empresa.
Ao passo que aumenta a receita, essa união também gera dados importantes para as decisões estratégicas do negócio.
No entanto, para dar certo como estratégia numa empresa, é necessário que a gestão se atente a alguns pontos.
Para implantar de forma clara e eficaz o Smarketing precisa ser definido de forma estratégica. Ao passo que a empresa faça um plano de ação para essa união. Assim sendo, cabe as seguintes definições:
O papel de cada área dentro da empresa;
Os objetivos de cada gestão;
O tamanho de cada uma das equipes;
A viabilidade dessa união dentro da empresa.
A empresa precisa entender se comporta o aumento das vendas, bem como suporta as ações de marketing já existentes. Ou seja, a empresa precisa sustentar o seu produto no mercado.
Certamente a união das áreas através da estratégia Smarketing aumentará a visibilidade da marca, levando mais pessoas ao consumo, através dos destaques dos diferenciais dos produtos.
Por isso, antes de unir as áreas, um plano deve ser feito analisando os custos do aumento das vendas, para a manutenção da marca no mercado.