Quem tentou realizar algum serviço no site gov.br do Governo Federal nesta terça-feira (25), certamente enfrentou algumas dificuldades. Segundo as informações oficiais, a plataforma passou por problemas de instabilidade e chegou a ficar fora do ar por algumas horas. Alguns dos principais serviços foram afetados.
Para se ter uma ideia, a plataforma gov.br é o endereço que cidadãos precisam acessar para solicitar benefícios como aposentadorias, além de agendar perícias médicas para concessão de saldos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Desta forma, ao ficar fora do ar, o sistema acabou atrapalhando brasileiros que precisavam de algum serviço.
O problema gerou várias críticas. “Nestas ocasiões, o segurado fica sem saber o que fazer para garantir a data de requerimento de um benefício ou simplesmente cumprir um prazo estipulado pelo INSS para apresentação de um documento”, afirma em nota o Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
Segundo relatos de usuários, não é de hoje que a plataforma vem apresentando uma série de problemas. Nos últimos dias, alguns cidadãos que tentaram acessar o site ou mesmo app se depararam com uma mensagem de manutenção. De todo modo, o Governo Federal indica que o problema já foi resolvido.
Por volta das 17h desta terça-feira (25), o Ministério da Casa Civil enviou uma nota para a imprensa afirmando que todas as instabilidades já tinham sido resolvidas oficialmente pelos técnicos da pasta. “Os ajustes técnicos foram finalizados pelo Serpro e o login de acesso à plataforma já está disponível” afirma a nota.
Ao menos até a publicação deste artigo, o Governo Federal não tinha explicado o motivo da pane.
Enem
Entre outros pontos, o período de paralisação da plataforma gov.br também prejudicou estudantes que estavam em busca de informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na segunda-feira (24), candidatos usaram as redes sociais para indicar que estavam percebendo as instabilidades no sistema. A página oficial do participante também fica dentro da plataforma gov.br.
Alguns dos estudantes chegaram a relatar, por exemplo, problemas com a definição da senha. Alguns deles disseram que o sistema estava bloqueando contas depois de sucessivas tentativas de entrar com a senha correta, que não estava sendo reconhecida.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que as falhas tiveram relação com os problemas na plataforma.
Problemas no sistema do Governo
Como dito, o Ministério da Casa Civil alega que o problema em questão já foi resolvido oficialmente. Contudo, nada impede que casos como este voltem a acontecer e o cidadão precisa estar preparado para cada situação.
Considerando que o indivíduo precisa realizar algum serviço com urgência e o sistema não responde como deve, uma dica importante é tirar prints das telas. Assim, o cidadão conseguirá provar com mais facilidade que não conseguiu realizar o procedimento por causa dos problemas no sistema.
“Também é importante que o interessado tente abrir uma tarefa do requerimento desejado pelo telefone 135, para posteriormente juntar à documentação necessária quando o sistema estiver disponível. Assim, pelo menos não perderia a DER (Data de Entrada no Requerimento)”, disse Paulo Bacelar, diretor de processo administrativo do IBDP.