O governo federal encerrou na última semana o processo de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Trata-se do procedimento que seleciona candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para vagas disponíveis em instituições públicas em todas as 27 unidades da federação.
E o fato é que o governo federal comemorou os números que foram alcançados este ano. Dados oficiais apontam que 1.271.301 pessoas realizaram a inscrição este ano. De acordo com o Ministério da Educação, este é um recorde considerando o recorte dos últimos sete anos.
Este montante corresponde a 57,6% do quantitativo de candidatos aptos a esta edição do programa. Vale lembrar que este ano o Sisu está oferecendo 264.181 vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições de educação superior que estão participando do processo.
O MEC revelou ainda a lista de cursos que receberam mais inscrições. Veja abaixo:
“Do total de vagas (264.181), 141.555 foram ofertadas como reserva para a Lei de Cotas e ações afirmativas das instituições de ensino superior. Com a aprovação da nova Lei de Cotas, que incluiu cota específica para quilombolas, o Sisu adotou as alterações estabelecidas na nova legislação, aprimorando, já a partir dessa edição, o acesso ao ensino superior”, disse o Ministério da Educação.
Ainda tomando como base os números divulgados pelo Ministério da Educação, é possível perceber que a taxa de participação no Sisu variou entre 53,6% e 56,7% dos candidatos aptos a participarem das duas últimas edições anuais do programa.
Neste ano de 2024, o Sisu passa a ter uma etapa única de inscrição. Isso significa que uma mesma aplicação será válida para as entradas do início do ano e também do meio do ano.
Mas afinal de contas, quando sai de fato o resultado do Sisu? Segundo informações do MEC, os candidatos precisarão esperar apenas mais algumas horas. A ideia geral é divulgar a listagem dos selecionados para a primeira chamada do processo seletiva já nesta terça-feira (30).
“Diferentemente dos anos anteriores, em 2024 a lista de espera poderá ser utilizada durante todo o ano pelas instituições públicas de educação superior participantes, para preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas na chamada regular”, disse o MEC.
Logo depois, será dado início ao prazo para os estudantes não selecionados manifestem interesse em participar da chamada lista de espera. Eles terão que realizar o procedimento até o dia 7 de fevereiro.
Já os alunos que conseguirem ser selecionados poderão realizar as matrículas em suas respectivas universidades entre os dias 1º de fevereiro e a 7 do mesmo mês.
“Os procedimentos para preenchimento das vagas por meio da lista de espera são definidos em edital próprio de cada instituição participante, de acordo com a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012″, seguiu o Ministério.
Em resumo:
O Exame Nacional do Ensino Médio de 2023 foi realizado oficialmente nos dias 5 e 12 de novembro do ano passado.
Dados oficiais divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelaram que em 2023, cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para a realização do Enem. O número é 13,1% maior do que o número de 2022. Em termos totais, estamos falando de um crescimento de pouco mais de 500 mil candidatos.
Para acessar o resultado oficial do Enem, o estudante precisa acessar a Página do Participante, através do seu login único da plataforma gov.br.