As notas da última edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) já foram divulgadas. Dessa maneira, muitos candidatos estão procurando oportunidades para usar a própria pontuação e conquistar uma vaga na universidade.
Uma das opções para os estudantes que fizeram o ENEM em 2023 é o SISU, Sistema de Seleção Unificada. Nesse caso, é preciso ficar atento: as inscrições para o SISU 2024 começam nesta segunda-feira, 22 de janeiro.
Assim, para te ajudar a fazer a sua inscrição e participar do programa, separamos um resumo completo sobre o SISU 2024, incluindo principais datas, vagas, instituições participantes e muito mais. Vamos conferir!
O MEC (Ministério da Educação) já publicou o calendário oficial da próxima edição do SISU. Conforme as informações divulgadas, o período de inscrições para o processo seletivo começam nesta segunda-feira, 22 de janeiro. Todos os candidatos poderão se inscrever até o dia 25 de janeiro.
Para se inscrever, o estudante deverá acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e realizar login com a própria conta gov.br. Os candidatos poderão indicar até duas opções de curso e alterar as próprias escolhas dentro do período de inscrições.
Ficou com alguma dúvida sobre as inscrições no SISU 2024? Acesse o edital divulgado pelo MEC e confira todas as informações oficias sobre o processo seletivo.
Poderão participar do SISU 2024 todos os estudantes que realizaram a prova do ENEM em 2023. Porém, o candidato não pode ter zerado a prova de redação e também não pode ter participado do ENEM 2023 como treineiro.
As vagas oferecidas por meio do SISU serão preenchidas pelas instituições segundo a ordem de classificação dos candidatos, que será baseada nas notas obtidas no ENEM. Dessa forma, o candidato não poderá escolher em qual semestre irá ingressar, uma vez que isso dependerá da classificação no curso pretendido.
Os estudantes interessados em participar do SISU 2024 também devem ter outras datas importantes em mente. Segundo o MEC, a primeira lista de candidatos aprovados será divulgada no dia 30 de janeiro e todos os estudantes convocados deverão realizar os procedimentos de matrícula na instituição escolhida entre os dias 01 e 07 de fevereiro.
Além disso, devemos destacar que todos os candidatos que não forem convocados poderão se inscrever para participar da lista de espera do SISU entre os dias 30 de janeiro e 07 de fevereiro. Por fim, o resultado da lista de espera será divulgado em data a ser definida por cada uma das instituições participantes.
Nesta edição do SISU, serão oferecidas 264.254 vagas para cursos de nível superior em instituições brasileiras. As vagas serão disponibilizadas pelas 127 instituições participantes do processo seletivo, incluindo universidades federais, estaduais, institutos federais e centros tecnológicos.
Nesta edição do SISU, a universidade com mais vagas disponíveis é a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), com 9.240 vagas. O MEC também divulgou a relação de vagas por região do Brasil e, nesta edição do SISU, a região com mais vagas disponíveis é o Nordeste, com mais de 118 mil oportunidades.
Veja quais são as instituições com mais vagas nesta edição do SISU 2024:
Além das universidades, os institutos federais também estão oferecendo vagas por meio do SISU 2024. Dentre os institutos, o IFSP (Instituto Federal de São Paulo) é o que está oferecendo mais vagas no SISU: são mais de 5 mil vagas para essa edição.
Segundo o anúncio oficial do MEC, a edição 2024 do SISU contará com algumas novidades. Dentre elas, podemos citar o fato de que o SISU terá somente uma edição, ao contrário do que acontecia até o ano passado, quando eram realizadas duas edições anuais. Dessa forma, as vagas oferecidas serão disponibilizadas no primeiro semestre, mas os candidatos aprovados poderão ingressar tanto no primeiro quanto no segundo semestre de 2024.
Além disso, o SISU seguirá as alterações estabelecidas na nova Lei de Cotas, aprovada em novembro de 2023. Dessa forma, os estudantes inscritos no SISU serão classificados conforme o seu desempenho na prova do ENEM, primeiramente na modalidade de ampla concorrência. Em seguida, está prevista a reserva de vagas oferecidas segundo os critérios estabelecidos pela Lei de Cotas e pelas políticas de ações afirmativas de cada uma das instituições participantes.