O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) divulgou, hoje sexta-feira (17), segundo dia de inscrições, as primeiras parciais de notas de corte para o processo seletivo de 2023.
A edição do primeiro semestre de 2023 dispõe de 226.399 mil vagas em 128 universidades públicas de todo o Brasil.
Assim, para concorrer a uma vaga, os estudantes devem utilizar as notas que obtiveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira da próxima semana, dia 24 até às 23h59 min. Durante todo esse período, os candidatos podem alterar, quando quiser, a escolha de cursos aos quais concorrerão.
As notas de corte parciais serão constantemente atualizadas pelo sistema. Os resultados com a lista dos aprovados serão divulgados no dia 28 de fevereiro.
O Portal Nacional da Educação (PNE) disponibilizou infográficos com as notas de corte dos cursos oferecidos no Sisu – em ampla concorrência e nas categorias de cotas.
Em primeiro lugar, com a maior nota de corte do país – 917,9, aparece o curso de Medicina na Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Depois, Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com nota de corte de 910,41. Em terceiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 909,26.
A lista completa está disponível no Portal Nacional da Educação (PNE).
Ao acessar a página do Sisu, selecione a opção “Fazer Inscrição” e, na próxima tela, clique em “Entrar com gov.br ou fazer cadastro”.
Em seguida, é a hora de informar e conferir seus dados. Este momento é importante, pois, o Sisu entrará em contato através das informações registradas. É possível alterá-los a qualquer momento.
Depois é a hora de realizar a inscrição. Na tela “Minha inscrição”, você terá a possibilidade de escolher até duas opções de curso. É só clicar em “Fazer inscrição na 1ª opção” do curso.
Para se inscrever, o estudante deve acessar o site “ Acesso Único” do Ministério da Educação (MEC). Para concorrer a uma vaga é preciso seguir três pré-requisitos básicos:
O Sisu é um portal online do Ministério da Educação (MEC). Por meio dele, o estudante tem acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país. Todavia, a maioria delas é disponibilizada por instituições federais de ensino (universidades e institutos). A inscrição é 100% gratuita e deverá ser feita somente pela internet.
Quem deseja concorrer a uma vaga tem essa possibilidade duas vezes ao ano, no período que antecede cada período letivo. De acordo com o MEC, em média são concedidos três dias para que os candidatos possam escolher as opções de curso.