Empreendedorismo

Sistema de vendas para e-commerce: como escolher o melhor

Se você está pensando em abrir um e-commerce, é bem provável que sua maior preocupação é como escolher o melhor sistema de vendas. Saiba que é necessário, identificar as funcionalidades necessárias para que a experiência do cliente seja positiva. Assim hoje, pretendemos apresentar este assunto que é muito importante para você que está pensando em abrir um e-commerce.

Possuir um bom sistema de vendas no e-commerce, é muito mais significativo do que ter uma loja virtual com o visual interessante e design relacionado com a identidade visual da sua marca. Na verdade, ele oferece segurança aos usuários, além de que, é necessário que se sintam confiantes para inserir seus dados pessoais, e principalmente incluir essas informações para pagamento na compra realizada.

Como escolher o melhor sistema de vendas para o e-commerce?

Considerando a questão de sistema de vendas, é possível que você encontre 3 formatos diferenciados. São eles:

  • Gratuito: ideal para quem está começando a realizar vendas e que não tem dinheiro suficiente para investir em uma plataforma melhor. Mas saiba que nesse tipo de plataforma existem poucas funcionalidades;
  • Personalizado: é o tipo de plataforma, onde não há nenhuma base para iniciar. Normalmente produzido por um programador, este tipo de plataforma é muito utilizado nas grandes empresas varejistas e que possuem bastante dinheiro para investir;
  • Alugado: Este formato permite que o empreendedor personalize, considerando uma base já existente. Assim, se torna um ambiente de fácil utilização, apenas pagando uma mensalidade para a empresa provedora de serviços. Portanto, se você é um empreendedor digital, esta é uma boa referência para utilização. Entre as vantagens de se alugar uma plataforma de vendas estão: menor custo, manutenção constante, e suporte sempre que necessário.
Sistema de vendas para e-commerce: como escolher o melhor. Foto: Canva Pro

Quais são as funcionalidades que o melhor sistema de vendas para e-commerce precisa apresentar?

Quando for escolher um sistema de vendas para ser usado no e-commerce, é preciso que você considere a presença das seguintes funcionalidades:

Sistema de criação de um e-commerce de fácil utilização

Ao criar o seu e-commerce, o sistema de vendas precisa ser de fácil acesso, intuitivo e que tenha usabilidade. Além disso, deve ser muito fácil para incluir os produtos a serem comercializados.

Além desse sistema ser intuitivo para o empreendedor, também deverá ser para usuário. Saiba que cada dificuldade encontrada pelo potencial cliente, pode representar uma desistência de compra.

Sistema de pagamentos online com uma grande variedade de opções

O seu e-commerce precisa ter alguns diferenciais quanto ao sistema de pagamento, uma vez que, é preciso atender as diferentes formas de pagamento utilizadas pelos clientes.

Mesmo que você saiba o perfil do seu público-alvo, e identifique as principais formas de pagamento de preferência, mantenha todas as opções possíveis para que seja efetivada a compra.

Afinal, você já pensou em perder alguma venda, por não oferecer o tipo de pagamento que o seu cliente pode efetivar a compra?

Sistema antifraude eficiente, que preserve os dados pessoais dos clientes

Investir em sistema antifraude eficiente, garante credibilidade para o cliente. Uma vez que ele realiza o cadastro informando seus dados pessoais. Em seguida, na hora de concretizar a compra, ele informa também, os seus dados financeiros.

Se você utilizar um intermediador de pagamentos, normalmente análise antifraude é feita por esses métodos. Mas, se a sua empresa oferecer pagamento direto com as operadoras de cartão de crédito, o sistema antifraude é obrigatório e de extrema importância.

Sistema de marketing digital como forma de atração de clientes

Por último, esse método deve fazer parte do sistema de vendas para e-commerce. Jamais considere que deve ser avaliado depois que você já estiver trabalhando com a loja virtual. Afinal, é o sistema de marketing digital que atrairá os clientes para o seu e-commerce.

É preciso considerar que esse sistema tenha vários recursos como:

  • Google Analytics;
  • Google AdWords;
  • Facebook Ads.

Assim como, entre outros recursos necessários para aumentar a comunicação entre a loja virtual e os clientes.

Agora que você já sabe como escolher o melhor sistema de vendas para e-commerce, busque, pesquise e avalie todas as possibilidades existentes no mercado.

Aliás, esta pesquisa é fundamental para que você verifique as funcionalidades necessárias oferecidas pelas plataformas. Além disso, entenda, que o melhor sistema de vendas é aquele que mais se adequa ao seu negócio.

E não esqueça: você precisa encontrar um sistema de vendas que atenda às suas necessidades, além de ser de fácil utilização.