Conhecer os sintomas de não dormir bem pode ajudá-lo a detectar o problema e assim buscar ajuda especializada para recuperar o seu bem-estar. Afinal, noites mal dormidas podem causar efeitos intensos em nossos humor, na saúde cerebral e até mesmo na saúde física. Por isso, saber detectar desequilíbrios para tratar adequadamente é muito importante. Acompanhe o texto e saiba mais.
Ter uma noite de sono ruim de vez em quando não é um problema que deva causar preocupação. Porém, se as noites de sono de baixa qualidade têm se tornado frequentes, a ponto de causar efeitos na rotina e na vida da pessoa, é interessante investigar a situação. Isso porque o sono pobre pode colocar a vida do indivíduo em risco.
Por conta disso, convidamos você para conhecer alguns dos sintomas de não dormir bem:
Obviamente, um dos sintomas de não dormir bem é justamente acordar com aquela sensação de que não dormiu o suficiente. Não estamos falando da sensação de preguiça, que costuma ser comum de manhã, mas, sim, estamos falando da sensação de não ter descansado nada. É como se você já acordasse exausto. Você se sente assim com frequência?
Acordar muitas vezes durante a noite, a ponto de perder o sono e ficar “rolando na cama”, é um dos sintomas de não dormir bem. Neste caso, se o problema é frequente, o ideal é buscar ajuda médica. Além disso, se o motivo para acordar e ter dificuldade para adormecer forem preocupações e questões emocionais, o psicólogo também poderá ajudar.
A fadiga ao longo do dia é outro sintoma que exige uma atenção maior. Se você está sempre cansado, mesmo no fim de semana e nos dias de folga, é interessante conversar com um profissional para investigar a situação.
O nosso cérebro não é uma máquina. Logo, ele precisa de descanso e do sono de qualidade para conseguir “funcionar bem”. Por isso, quando não dormimos de forma qualificada, podemos começar a enfrentar problemas de concentração e foco nas atividades cotidianas. Afinal, o cérebro tem dificuldades para manter-se atento, devido ao cansaço.
Os problemas de memória também são um dos sintomas de não dormir bem. Isso porque a nossa memória é organizada e “limpa” durante a noite. Sendo assim, se não dormimos de uma forma qualificada, nosso cérebro terá maiores dificuldades para armazenar novas informações e manter a memória funcionando bem. Por isso, os esquecimentos se tornam recorrentes nesses casos.
Se você tem percebido que os sintomas de não dormir bem estão frequentes na sua rotina, considere procurar ajuda médica para lidar com o problema. Apenas um profissional qualificado poderá investigar as causas da dificuldade para dormir e prescrever tratamentos que possam funcionar. Jamais se automedique.