Atualidades

Sinal da antena parabólica será desligado em breve; veja como trocar DE GRAÇA

O prazo está acabando. Dentro de mais alguns dias, o Brasil vai desligar de vez o sinal da antena parabólica em todo o território nacional. De acordo com as informações do Ministério da Tecnologia, o desligamento deve ocorrer já no próximo dia 18 de agosto.

O desligamento ocorre para que o país consiga usar este sinal apenas para a internet 5G. Assim, quem tem parabólica e só assiste televisão por este sistema precisa começar a se mover para conseguir uma antena digital. Caso contrário, você não vai mais conseguir acompanhar a sua programação preferida.

Como realizar a troca

  • Estou no Cadúnico

A boa notícia é que a realização da troca de antenas pode ser feita de maneira gratuita. Ao menos é o que dizem as regras do governo federal. Este benefício, no entanto, é concedido apenas aos usuários que fazem parte do Cadúnico. O cadastro do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Se você está no Cadúnico, a dica é entrar no site do Siga Antenado. Uma outra opção é ligar de maneira gratuita para o número 0800 729-2404. Basta seguir os passos da ligação para solicitar a nova antena digital e realizar a troca.

  • Não estou no Cadúnico

Se você não está dentro do Cadúnico, não há gratuidade prevista, mas a troca também pode ser feita naturalmente. Para tanto, basta consultar um técnico de sua confiança, ou visitar uma loja especializada neste tipo de instalação. É importante pesquisar antes da compra para escolher o melhor preço.

Milhares já trocaram as antenas gratuitamente. Imagem: Gustavo Torquato/MCom

Perguntas e respostas sobre a troca da antena

Quem precisa trocar?

“Todas as famílias que assistem TV por meio da parabólica tradicional precisam substituir seus equipamentos. É necessário substituir a parabólica tradicional – aquela que é grande e feita de tela, toda furadinha – por uma parabólica digital, que é menor e feita de chapa. Também é necessário trocar o receptor, o aparelho instalado ao lado da TV, por um modelo mais recente e capaz de receber o sinal digital de TV transmitido da Banda Ku. Quem assiste TV aberta com programação local usando uma antena no formato de ‘espinha de peixe’, ou a antena digital interna, ou é cliente de TV paga, não precisará fazer nada”, diz o Siga Antenado.

Onde comprar a antena?

“Os equipamentos estão à venda em lojas de eletrônicos e em lojas online. O ideal é procurar por um instalador, também chamado de antenista ou anteneiro, que poderá orientar sobre os equipamentos mais adequados para sua residência. Geralmente, esse é o mesmo profissional que faz a instalação dos equipamentos”, diz o siga Antenado.

O que acontecerá com minha TV se eu não trocar?

“Quando o sinal de TV transmitido para a parabólica tradicional (banda C) for desligado, quem não tiver feito a substituição do equipamento não terá mais acesso ao sinal dos canais abertos de televisão transmitidos por esse meio. Mas é importante lembrar que a perda do sinal poderá ocorrer antes, quando o sinal da tecnologia 5G for ativada em sua cidade. Por isso, se você ainda utiliza a parabólica tradicional para ver TV, recomendamos fazer a substituição dos equipamentos o mais rápido possível.”

Milhares já trocaram as antenas

Fato é que milhares de brasileiros que fazem parte do Cadúnico já trocaram as suas antenas de maneira gratuita, e já podem acompanhar televisão com a qualidade da recepção digital. Quem já realizou a troca não mais precisa se preocupar com a ausência de sinal a partir do próximo dia 18 de agosto.

“A medida implica na transferência da banda C para a banda Ku, com sinal digital – uma limpeza que proporciona melhor qualidade de som e imagem. Até o momento, cerca de 10 mil famílias de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) já trocaram os kits”, diz o ministério das Comunicações.