Estar atento aos sinais que indicam que o seu filho pode ser vítima de bullying é fundamental para protegê-lo e tomar as medidas cabíveis frente a esse tipo de situação. Pensando nisso, nós elaboramos este conteúdo com alguns apontamentos que podem ajudá-lo nessa missão tão importante. Não deixe de conferir!
Os sinais que indicam que o seu filho pode ser vítima de bullying podem ser sutis no começo e tendem a evoluir com o passar do tempo. A criança vai demonstrando mais apatia, angústia de frequentar determinados lugares (como escola ou ambientes do bairro onde os agressores estão frequentemente presentes), além de apresentar sinais de baixa autoestima. Saiba mais lendo a lista abaixo:
A queda brusca no rendimento escolar costuma ser um sinal bastante claro em algumas situações, especialmente quando a criança sempre obteve resultados satisfatórios e de uma hora para outra começa a ter queda no desempenho.
Essa queda pode estar associada ao medo de ir à escola, ao isolamento dentro da sala de aula, a ansiedade e o estresse vividos durante os estudos diários, etc. Portanto, se o seu filho apresentou uma queda brusca, a investigação da situação é bem importante.
O isolamento social é outro sinal que indica que a criança pode estar sendo vítima de bullying. Afinal de contas, como ela está sofrendo ataques dos seus coleguinhas, pode começar a se afastar de todos eles, ficando cada vez mais isolada e sozinha. Consequentemente, não deseja mais ir às festas de aniversário, não gosta mais dos eventos da escola, etc.
A baixa autoestima e os sentimentos de desvalia são clássicos em situações de bullying. Isso decorre do fato de que os agressores agridem a moral e o amor-próprio da vítima, fazendo com que ela se sinta incapaz, diminuída, fraca, etc. Por conta disso, se você tem percebido um discurso no qual o seu filho sempre diz que se sente incapaz, feio, ruim, ou qualquer coisa do tipo, desconfie.
Demonstração de maior irritabilidade, ansiedade excessiva, medo desproporcional, estresse recorrente, retração, comportamentos depressivos… esses são alguns dos exemplos de mudanças comportamentais que merecem atenção. Se o seu filho está apresentando esse tipo de alteração, vale ter uma conversa franca para tentar entender o que pode estar acontecendo.
Seu filho era apaixonado por futebol e fazia parte do time da escola, mas, de uma hora para outra, quis abrir mão de tudo e demonstra repulsa pela prática? Então talvez seja interessante investigar, pois esse é mais um dos sinais que indicam que o seu filho pode ser vítima de bullying.
Afinal, se ele sempre gostava da prática, mas abriu mão dela de uma hora para outra, pode ser que ele começou a sofrer agressões que causaram repulsa nele. Portanto, fique de olho nesse tipo de comportamento, mantenha um diálogo próximo, conheça os colegas de turma do seu filho e mantenha uma proximidade com a escola. Tudo isso é fundamental para que cada um de nós possa combater o bullying.