O Simples Nacional é um regime tributário que tem a premissa de facilitar a carga tributária de algumas empresas. Confira quais são as regras!
O Simples Nacional (Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) é um modelo de regime tributário brasileiros que visa atender às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP).
Foi criado com a publicação da Lei Complementar nº 123/2006 tendo sua administração sob responsabilidade do CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional). A principal razão para a criação deste regime tributário foi a necessidade de facilitar a apuração e arrecadação, bem como, diminuir a carga tributária do pequeno negócio.
Segundo a Receita Federal, as principais características do Simples Nacional são:
A legislação do Simples Nacional compõem 5 anexos que visam determinar as alíquotas praticadas pelas empresas de acordo com seu ramo de atuação e faturamento, os anexos são divididos em 6 faixas de acordo com a receita, que estabelecem uma tabela progressiva para a aplicação da alíquota.
São eles: