Você percebe que o seu filho não come salada no dia a dia? Isso tem sido um problema na rotina alimentar do pequeno? Então não deixe de conferir as dicas que separamos para ajudá-lo nessa missão importante. Acompanhe este texto e saiba mais!
Sabemos que, às vezes, estimular uma criança para que ela coma salada é um grande desafio. Por isso, é necessário exercitar a paciência para conseguir, aos poucos, mostrar para a criança a importância desse tipo de comportamento alimentar. Além disso, algumas medidas podem ser colocadas em prática, como, por exemplo:
Este é um ponto de partida fundamental caso seu filho não coma salada: você ser um exemplo.
Devemos ter em mente que as crianças, em muitos momentos, acabam imitando os comportamentos dos adultos. E se você, adulto, nunca come salada, consequentemente a criança pode querer agir da mesma forma, crendo que salada é ruim.
Portanto, seja um exemplo para o seu filho: coma salada nas mais diversas refeições e tente mostrar satisfação quanto a isso.
Que tal convidar o seu filho para plantar uma horta em casa? Acredite, esse tipo de atividade pode ajudá-lo a se interessar mais pelas saladas.
Ao acompanhar o crescimento da saladinha, bem como ver todas as cores e formatos que a plantinha vai adquirindo com o passar do tempo, a criança pode se sentir instigada a comer aquilo que ela mesma plantou e cuidou.
Ao invés de apenas tentar “forçar” a criança a comer uma salada em específico, que tal permitir que o seu filho experimente coisas diferentes? Às vezes, o problema não está em ele não querer comer salada, mas, sim, em ele não querer comer uma ou outra em específico.
Se o seu filho não come salada, experimente preparar pratos que sejam mais criativos e divertidos. Faça desenhos com as cores das saladas, prepare rostinhos, etc. Isso pode tornar o momento da alimentação mais interessante e divertido.
Use livrinhos de literatura infantil que contem histórias sobre personagens que ficaram mais fortes/inteligentes/felizes quando comeram saladas. Esse tipo de história pode estimular a imaginação da criança, fazendo-a se interessar pelas saladas para ficar forte igual ao personagem.
Se o seu pequeno nunca come salada, comece a elogiar qualquer demonstração de interesse por parte dele. Mostre o quanto você fica feliz com esse comportamento e veja o quanto esse tipo de reforço positivo pode estimulá-lo a comer cada vez mais salada com você.
Por fim, cuidado com os possíveis castigos e punições, ok? Querer castigar seu filho por não comer salada pode piorar a situação, ao invés de ajudar. Portanto, prefira sempre elogiar os comportamentos alimentares positivos e apenas deixar claro quando o comportamento é negativo, mas sem bater ou castigar severamente a criança. Cuidado com essas punições!
Caso seu filho tenha algum problema relacionado à seletividade alimentar, converse com um nutricionista para encontrar alternativas.