Empreendedorismo

Setor de franquias começa 2023 em crescimento

Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a indústria brasileira de franquias começou a se recuperar rapidamente no segundo trimestre de 2022. Assim, registrando lucros 16,8% maiores do que no mesmo período do ano anterior. Para quem tem espírito empreendedor, esse modelo de negócio tem se mostrado prático e lucrativo. Assim, o setor de franquias começa 2023 em crescimento.

Embora os dados completos sobre o desempenho do setor em 2022 ainda não estejam disponíveis, os números até o 3º trimestre mostraram mudanças significativas que parecem estar se consolidando no franchising.

Como foi o ano de 2022 para o setor de franquias?

Os números divulgados pela ABF indicam que até 2022, a situação teria melhorado. Então, felizmente, parece que os resultados foram ainda melhores do que o previsto.

De acordo com o mais recente relatório disponível no site da associação, a pesquisa de desempenho do 3º trimestre mostrou que o setor de franquias teve expansão de 16,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Comparado aos anos anteriores, o desempenho de 2022 é significativamente melhor. Portanto, a meta da ABF de o faturamento chegar a R$ 200 bilhões até 2022 deve se concretizar, senão superar o anterior, nos próximos meses.

O crescimento do mercado de franquias se expandiu para o interior

Outro destaque da ABF é a descentralização do setor de franquias. Portanto, o que significa é o seguinte: é a tendência das grandes franquias expandirem para cidades menores. Assim, tem o intuito de buscar um mercado menos competitivo e de uma clientela diferenciada.

Um estudo da ABF do ano passado constatou que apenas 4 das 11 cidades que mais crescem no setor de franquias não estão localizadas no interior do país. Portanto, isso naturalmente demonstra a tendência do mercado de franquias em expandir para o interior dos estados, em busca de menores gastos de capital e maior competição.

Embora a maioria das empresas franqueadas do Brasil ainda esteja localizada no estado de São Paulo, essa é uma realidade que tende a mudar. Pois, outros fatores, como aluguel, publicidade e custos trabalhistas mais baixos em comparação com as grandes cidades do país, atraem investidores e startups para o interior do país.

Além disso, o número de shopping centers fora dos grandes centros também contribui para esse aumento. Quase 2/3 dos shopping centers inaugurados estão situados fora das grandes metrópoles. Desse modo, indicando uma tendência de interiorização do varejo.

O destaque do crescimento do mercado de franquias na região Norte

Enquanto isso, com informações extraídas do Portal de Franquias, mostram que todos os estados do norte tiveram crescimento no 3º trimestre de 2022 em relação ao trimestre anterior.

Embora os estados do norte tenham a classificação mais baixa na busca de franquias regionais, o crescimento foi observado em todos eles durante o 3º trimestre. Agora, a região responde por quase 7% das buscas globais como um todo.

Mas a região Sul, que respondia por 23,5% do total antes do 3º trimestre, contribuiu com apenas 20%.

Mudanças e transformações no setor de franquias para 2023

Exemplos notáveis, ??incluem o aumento de serviços de entrega, compras online e “cozinhas escuras” ou dark kitchen. Assim, todos os componentes do novo padrão de franquia e continuarão fazendo parte das operações diárias das franquias no futuro previsível.

Um dos principais tópicos da pesquisa de desempenho da ABF foi a prevalência das dark kitchens. Para se ter uma ideia, quase 60% das redes de franquias entrevistadas já possuem ou veem nas dark kitchens uma opção viável para um futuro próximo.

Quando combinada com a entrega e os baixos custos, as dark kitchens permitem que as franquias mantenham uma alta margem de lucro, apesar dos rígidos regulamentos de higiene.

Por fim, em termos de modificações, há o conhecido home-office. Embora trabalhar em casa não seja um fenômeno novo, ganhou popularidade nos últimos dois anos.

Então, o que podemos antecipar para setor de franquias em 2023?

Embora, a ABF ainda não definiu as suas projeções para 2023, é provável que fique ainda mais otimista, caso o mercado atinja uma taxa de crescimento do setor igual ou superior aos 12% previstos para 2022.

Afinal, é um mercado relativamente estável e robusto, por isso continua atraindo novos franqueados. De forma consistente, esse crescimento de rentabilidade e aberturas de novas lojas serão mantidos.

Também é importante ter em mente que o consumidor evoluiu ao longo do tempo. Além disso, os clientes modernos têm expectativas e hábitos de compra diferentes de seus antecessores.

E não se esqueça: o delivery é apenas uma das mudanças que chegaram para ficar. Pois, há outras tendências em direção a um novo normal, como a queda no uso de plásticos e o aumento da produção cruelty-free (que dispensa o uso de animais em testes).