Enem e Vestibular

Serviços de ecossistemas: principais tipos e os desafios

Os serviços de ecossistemas têm sido discutidos na literatura acadêmica desde meados da década de 70 e se ampliado cada vez mais, uma vez que o planeta pede mais atenção à sustentabilidade.

Esse conceito visa enfatizar o valor social dos serviços da natureza, assim como objetiva quantificá-los e avaliá-los. A partir dele, discute-se o impacto da perda de biodiversidade nos serviços prestados à humanidade pelos ecossistemas. Entenda os principais tipos a seguir!

Serviços culturais

A interação humana com os ecossistemas e a natureza é tão antiga quanto os próprios humanos. A natureza faz parte de cada cultura e ajuda a informar como vivemos nossas vidas. A criatividade que vem da interação com a natureza, como produzir música e arte, é um serviço imaterial. Recreação e turismo na natureza são outras formas importantes de nos beneficiarmos de diferentes ecossistemas.

Serviços de provisionamento

A maioria das pessoas provavelmente pensa em bens materiais quando pensa em serviços ecossistêmicos. Alimentos e água potável são dois dos serviços de abastecimento mais importantes, junto com combustível, madeira, plantas e gado. Quaisquer outras disposições que venham da natureza também se enquadrariam nesta categoria.

Serviços de regulamentação

Qualquer serviço natural que ajudasse a possibilitar a vida das pessoas seria considerado um serviço regulador. A polinização é crítica para o crescimento dos alimentos, enquanto a purificação da água à medida que ela se move através das camadas do solo torna disponível água potável. Quando diferentes serviços reguladores trabalham juntos, os ecossistemas podem funcionar e permanecer saudáveis.

Serviços de apoio

Os serviços ecossistêmicos mais básicos podem ser os mais importantes. Sem processos naturais como o ciclo da água, ciclo dos nutrientes ou fotossíntese, os ecossistemas entrariam em colapso rapidamente. E sem ecossistemas saudáveis, os humanos não podem sobreviver.

Desafios da criação de Políticas Sustentáveis

Encontrar um terreno comum sobre como avaliar os ecossistemas é mais urgente do que nunca. À medida que o clima continua a aquecer, a devastação da poluição do ar, seca, pesca predatória e desmatamento só aumenta.

Decidir uma etiqueta de preço para o meio ambiente através das lentes de quanto os bens e serviços naturais valem para os humanos tem seus próprios problemas.

No entanto, criar uma boa política ambiental significa colocar um preço em coisas que as pessoas geralmente consideram certas.

É provável que, para alcançar condições que possam sustentar a vida humana na Terra, os governos precisarão encontrar maneiras de equilibrar as múltiplas visões de quanto valem os ecossistemas e o capital natural que eles possuem.

Não deixe de ler também – Capital Natural: sua definição e importância