Não existe fórmula mágica ou segredo para ser emocionalmente forte nos estudos. O que existe é o autoconhecimento, o respeito por si próprio e outras ações que podem ajudar na hora de equilibrar as demandas dos estudos.
Neste conteúdo, apresentamos essas e outras considerações que podem lhe ajudar no seu dia a dia acadêmico. Acompanhe e saiba mais!
Para ser emocionalmente forte nos estudos você precisa de tempo e paciência. Você precisa respeitar os seus próprios limites, sem querer ser uma pessoa “fria” no dia a dia.
Até porque ser emocionalmente forte não é o mesmo que não sentir nada. Uma coisa não tem nada a ver com a outra!
Ser forte emocionalmente é saber lidar com as emoções, sem deixar que ela lhe abale por completo quando aparecerem com mais força. Ao mesmo tempo, é saber respeitar os próprios limites e entender os gatilhos por trás do que é sentido.
Abaixo, nossas dicas focam nessas premissas, e não na ideia de “esgotar” as emoções. Veja:
Esteja ciente de que ninguém nasceu com superpoderes neste mundo. Todo mundo tem os seus próprios limites e ninguém é capaz de “abraçar o mundo”. Estar atento a isso evita que você acabe querendo fazer coisas muito acima do ideal e do saudável. Respeite seus limites!
Quando você estiver estudando para uma prova ou preparando um trabalho, considere fazer isso por você. Foque nos sentidos por trás dos seus estudos: Se desenvolver, crescer, descobrir coisas novas… E não no que os seus familiares ou amigos vão pensar de você.
Coloque-se em primeiro lugar se quiser ser emocionalmente forte nos estudos.
Uma etapa de cada vez! Nada de querer fazer tudo ao mesmo tempo, atropelando o seu desenvolvimento e colocando-se dentro de tarefas gigantescas e com metas irreais. Mais vale um passo de cada vez e chegar à linha de chegada, do que um pulo que faça você cansar no meio do caminho.
Pause quando precisar descansar. Novamente, lembre-se de que você não tem superpoderes e que de vez em quando irá se cansar. E tudo bem! Descanse o necessário, pause o que for necessário e retome com muito mais energia e afinco.
Escute as suas emoções quando elas aparecerem. Afinal, como ser emocionalmente forte nos estudos se você simplesmente negligenciar o que sente?
Portanto, preste atenção no que vem à tona em determinadas situações. Escute-se e busque entender o que você sente. Pense em soluções mais racionais para cada uma dessas circunstâncias, pause quando precisar pausar e desabafe quando for importante fazer isso.
Tudo isso lhe ajuda a lidar melhor com o que você sente.
Faça psicoterapia para se conhecer ainda mais e, no dia a dia, pratique o autoconhecimento. Conheça seus pontos fortes, fracos e os seus limites. Tudo isso poderá servir de alicerce para lidar com as adversidades da vida de estudante, estimulando a sua inteligência emocional.