Você costuma ser controlador no seu ambiente de trabalho, inclusive com relação às outras pessoas? Pois saiba que esse tipo de comportamento pode estar queimando a sua imagem profissional e fazendo com que você seja muito malvisto pelas pessoas em sua volta.
Afinal, você pode acabar passando uma imagem de manipulador e autoritário, ao invés de ser alguém que “sabe o que quer”, como os controladores costumam pensar que são.
É claro que isso não quer dizer que você não deva praticar o autocontrole. Não é isso. Mas sim, o que queremos dizer é que você deve ter o cuidado para não escorregar esse controle, que você tem em sua vida, em direção às pessoas em sua volta.
Quer entender um pouco mais sobre o assunto? Então acompanhe este texto até o fim.
Uma coisa é fato: as pessoas não gostam de se relacionar com quem é muito controlador. Afinal, todo mundo quer viver a sua própria liberdade e forma de enxergar a vida.
E quando um gestor ou colega de trabalho tenta controlar tudo o que o outro faz, a tendência é que haja muito conflito e atrito de ideias.
Isso faz com que as pessoas passem a se afastar de você, e assim, deixem de lhe incluir em oportunidades novas, dentro da corporação. Veja:
Como comentamos logo acima, as pessoas costumam se afastar de quem é controlador. Isso porque ninguém gosta de ter as suas ideias sempre podadas por outro.
E se você é uma pessoa muito controladora, pode estar fazendo com que os seus colegas de trabalho fiquem cada vez mais afastados de você. E isso, obviamente, pode impactar a sua aprendizagem e desenvolvimento dentro de uma corporação.
Por ser controlador você pode focar apenas naquilo que você julga ser 100% certo, deixando de lado aquelas oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional que são incríveis.
Afinal, o seu foco está em controlar tudo e manter o método que repete há anos, certo? Pois pense como isso pode impedir que você aprenda algo novo.
Aquele desejo constante de manter o controle de toda a situação pode fazer com que, à medida que o tempo passa, você se sinta sobrecarregado, estressado e ansioso. Isso porque não podemos controlar todas as coisas, e esse tipo de “falta de controle” pode ser extremamente doloroso para algumas pessoas.
Sendo assim, analise até que ponto você busca controlar as coisas que você faz, e o quanto você tem tentado controlar os outros. Se perceber que tentou controlar outra pessoa, analise o quanto essa tentativa lhe causou mal-estar e o quanto esses episódios podem afetar a sua saúde mental.
Consequentemente, perceba que, com a saúde mental afetada dessa forma, você pode sofrer impactos negativos na produtividade no trabalho.
Nunca se esqueça de que a flexibilidade é essencial para o crescimento e desenvolvimento dentro do trabalho. Sem ela nos tornamos mecânicos demais, e sem perspectiva de aprender algo novo.
Cuidado! Fique atento aos episódios de controle excessivo e seja um pouco mais flexível.