O sentimento de exclusão no trabalho pode desencadear uma profunda sensação de insatisfação com o emprego. Pudera, sentir-se excluso é algo que fere o “ego” e faz com que a autoestima despenque. Por isso, saber analisar e lidar com esse sentimento é a peça-chave para resgatar a qualidade de vida no trabalho. A seguir, você encontra alguns apontamentos sobre o assunto.
Para lidar com o sentimento de exclusão no trabalho é preciso buscar forças no racional. Muitas vezes, a sensação de estar sendo excluído está mais relacionada às emoções do sujeito, do que à realidade propriamente dita. Por isso, comece a lançar um olhar mais apurado para a situação, atentando-se às nossas dicas:
Comece avaliando até que ponto você está sendo excluído por conta de outras pessoas, ou então, você mesmo está provocando a sua exclusão. Sim, pode parecer estranho, mas às vezes nós tomamos atitudes que “repelem” as outras pessoas. Portanto, comece a pensar na última vez que você se sentiu excluído e questione-se:
Pense nesses e em outros pontos que façam você mensurar se quem exclui é você mesmo, ou as outras pessoas. Afinal, se a questão estiver em você, é preciso trabalhar essa característica em si mesmo, e não nos outros, certo?
Quando houver momentos propícios a isso, procure demonstrar certa proatividade. Às vezes, o sentimento de exclusão no trabalho pode estar atrelado à dificuldade que você tem de expor as suas ideias. Aqui, a timidez e a introversão podem estar operando.
Por isso, comece a quebrar essa barreira imaginária entre você e o outro, explanando a sua opinião acerca de alguns fatores, à medida que você vai se sentindo mais à vontade. Lembre-se de que esse processo é gradativo, ok?
Comece a buscar a comunicação na hora de lidar com o sentimento de exclusão no trabalho. Ao conversar com outra pessoa, você poderá avaliar, novamente, se a exclusão está acontecendo por parte de terceiros ou por conta de você.
Para isso, comece a conversar mais com os seus colegas. Opine sobre os trabalhos, traga ideias e interaja. Mesmo quando a timidez estiver intensa, procure, ao menos, fazer um breve contato com os outros.
Dessa forma você vai se tornando mais “acessível” no ambiente corporativo, tendo em vista que às vezes as pessoas podem simplesmente compreender que você é “fechado” e por isso interagem pouco. Analise a imagem que você está passando!
A sua autoestima e autoconfiança andam abaladas por conta do sentimento de exclusão no trabalho? Pois bem. É importante que você comece a trabalhá-las!
Para isso, saiba quais são as suas habilidades, seus pontos fortes e sempre que possível procure aprimorar os seus conhecimentos. Tudo isso lhe dará mais confiança na hora de interagir com os outros, fazendo com que você se sinta mais parte do grupo.
Se ainda assim você viver constantemente o sentimento de exclusão no trabalho, converse com os seus gestores. Lembre-se de que eles estão ali para lhe auxiliar e, dessa forma, poderão lhe dar o amparo e os direcionamentos adequados à sua situação.
Além disso, considere a ajuda profissional na hora de lidar com isso. A psicoterapia, por exemplo, pode mudar a sua forma de enxergar este sentimento de exclusão no trabalho. Pense nisso!