O sentimento de culpa no trabalho tende a atrapalhar a rotina de muitas pessoas. Afinal, quem se sente culpado pode, muitas vezes, viver com pensamentos repetitivos e julgadores.
Por isso, fizemos este conteúdo com o intuito de lhe ajudar a lidar melhor com esse sentimento. Esperamos que você se sinta bem e consiga lidar com a sua culpa de uma maneira mais saudável e menos “pesada”. Acompanhe:
A primeira coisa que deve ser levada em conta é a causa do sentimento de culpa no trabalho. O que faz com que você se sinta culpado? Qual erro fica sendo repetido em sua mente, todos os dias, causando esse desconforto?
Saber nomear a causa do sentimento é de suma importância. Afinal, é inviável lidar com essa sensação se você sequer sabe dizer exatamente qual o motivo dela. Portanto, primeiro coloque em palavras (para si mesmo) qual é o motivo pelo qual a culpa está presente em sua rotina.
Depois que você conseguir ter uma visão mais assertiva acerca do sentimento de culpa no trabalho, é hora de pensar na possibilidade de reverter (ou não) a situação. Baseie-se em alguns questionamentos, como:
Dependendo das respostas, você pode tentar amenizar as consequências, reverter a situação ou, simplesmente, aceitar. Se é algo que não tem como mudar, aceite! Aceitar pode ajudar a eliminar aquele peso causado pela impotência.
Afinal, reconhecer um limite, ou seja, reconhecer que algo é impossível de ser mudado pode lhe ajudar a se sentir mais leve. Aceite a situação.
Além de aceitar a situação, tente se perdoar. Sabemos que no começo pode ser mais difícil conseguir perdoar o que nós mesmos cometemos, mas isso não é impossível.
Sempre mentalize que ninguém é perfeito. Todo mundo comete erros no trabalho, na vida… Portanto, quando o sentimento de culpa no trabalho surgir, foque em aceitar e perdoar a si mesmo.
Se ainda assim você sentir que o sentimento de culpa no trabalho é recorrente, não desanime. A busca por ajuda profissional pode ser pertinente aqui. Por exemplo, por meio da psicoterapia você poderá aprender a gerenciar melhor as suas emoções, desenvolvendo um equilíbrio mental mais sadio.
Não se force a resolver tudo sozinho, se você está se sentindo mal por conta da situação. O profissional de saúde mental pode sim servir de alicerce para a sua vida. Afinal, por meio dele você poderá se conhecer mais e poderá, ainda, aprender a lidar melhor com tudo o que você sente.
Dê esse passo em prol de você e usufrua de mais qualidade de vida e saúde mental. E lembre-se: perdoar é fundamental. Perdoe-se.