Senadores cobram auxílio emergencial a pequenos produtores
Projeto de Lei chegou ao Senado nesta semana e ainda não há relator
Nesta terça-feira, 28 de julho, foi comemorado o Dia do Agricultor. Os senadores lembraram o dia parabenizando os trabalhadores. Além disso, foi cobrada também a aprovação do projeto de lei para ajudar o grupo de agricultores familiares durante a pandemia do novo coronavírus. No início dessa semana, o Projeto de Lei 735/2020 chegou ao Senado; ainda não há relator.
A senadora Soraya Thronicke, do PSL-MS e presidente da Comissão de Agricultura (CRA) disse que os agricultores brasileiros se esforçam todos os dias para que “o melhor alimento” chegue às mesas da população. De acordo com a senadora, em mensagem postada em suas redes sociais, o crescimento do Brasil está ligado aos agricultores.
Já o senador Paulo Paim, do PT-RS, pediu que o PL seja aprovado “urgentemente”, pois o setor está tendo muito prejuízo durante a pandemia do novo coronavírus. O projeto prevê que pequenos agricultores que não receberam o auxílio emergencial recebam cinco parcelas de R$ 600. É previsto também fomento no valor de R$ 2,5 mil para famílias que vivem abaixo da linha da pobreza, além de outras ações como compra de alimentos e renegociação de dívidas rurais.
De acordo com o Senado Notícias, Confúcio Moura, senador do MDB-RO, relembrou que a data foi criada em 1960 e da data até agora a agricultura só aumentou de importância na vida da população.