A semântica estuda o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto.
Existem diversos tópicos dentro da semântica, já que ela é um assunto bem vasto.
Porém, o artigo de hoje vai trazer os principais pontos que você precisa saber sobre semântica para ir bem nas principais provas dos concursos brasileiros.
Vamos dividir o estudo em:
A linguagem, do ponto de vista da semântica, pode ser classificada em verbal e em não verbal.
A linguagem verbal é aquela que faz uso das palavras para comunicar a sua mensagem. Uma conversa entre amigos, por exemplo, faz uso da linguagem verbal.
Já a linguagem não verbal utiliza outros métodos para efetivar a comunicação, que não são as palavras.
Alguns exemplos desses métodos são a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, expressões faciais, gestos, etc.
Os sinônimos são palavras que possuem significados próximos.
Alguns exemplos:
É importante notar que esses significados são próximos, mas não precisam ser 100% equivalentes.
Polissemia é a propriedade que uma mesma palavra pode ter de apresentar mais de um significado em muitos contextos diferentes em que aparece.
Exemplos:
Cabo (posto militar, relevo geográfico, cabo da vassoura, da faca)
Banco (instituição financeira, assento de um ônibus)
Homônimos são aquelas palavras que possuem a mesma pronúncia (algumas vezes, até mesmo a mesma grafia), mas significados diferentes.
Exemplo:
Os parônimsos são palavras que possuem uma relação especial entre si. Essas palavras possuem significados diferentes, mas são muito parecidas na pronúncia e na escrita.
Alguns exemplos são:
O que achou das dicas sobre semântica?