Quando o cidadão tem o seu pedido do benefício previdenciário aprovado, ele recebe em seu endereço o cartão de saque do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A emissão da ferramenta não traz nenhum custo ao segurado. Além disso, é possível receber o salário diretamente em sua conta corrente.
Na prática, todo segurado recebe o cartão de saque para o recebimento da pensão, aposentadoria, e até mesmo do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Assim, quem opta por receber a quantia usando o cartão magnético, terá que fazer a retirada na agência bancária mais próxima, localizada pelo próprio INSS.
Atualmente, cerca de 36 milhões de pessoas recebem os benefícios previdenciários. A quantia mínima é de R$ 1.302, enquanto a máxima é de R$ 7.507,49. O calendário do INSS para 2023 já foi publicado, desse modo, o cronograma é dividido em duas categorias: entre quem recebem o piso e quem recebe acima disso.
Neste mês de janeiro, o calendário foi iniciado no dia 25 e deve ser encerrado na primeira semana de fevereiro. Os interessados podem consultar o calendário no aplicativo Meu INSS, seguindo a ordem de pagamento que considera o dígito final do Número do Benefício (NB), numeração que consta no cartão de saque.
Na hipótese de perda do cartão de saque ou até mesmo do não recebimento da ferramenta, há outras formas de conseguir acessar a aposentadoria ou pensão liberada pelo INSS. O segurado pode:
Aqueles que preferirem receber a sua pensão ou aposentadoria por meio do cartão de saque do INSS, mas estiver sem a ferramenta, pode solicitar a segunda via. A Previdência Social vai emitir o documento e enviar no endereço do cidadão. O pedido pode ser feito em:
Confira as datas de pagamento do INSS referentes ao mês de dezembro.
Para quem recebe um salário mínimo:
Para quem recebe mais que salário mínimo: