O termo SEM é muito falado no mercado, principalmente dentro do Marketing Digital. No entanto, você sabe o que significa essa sigla SEM?
SEM (Search Engine Marketing) significa Marketing para Mecanismos de Busca. Ou seja, é um conjunto de técnicas que objetivam promover um site nas páginas buscadoras, como o Google, Yahoo e Bing.
De forma sucinta, os SEM pode ser dividido em duas categorias, SEO (Search Engine Optimization) e Links patrocinados. Como estamos falando sobre marketing de mecanismo de busca, outras ações podem contar como as ações orgânicas. Porém, o SEO deve estar presente em todas elas.
O SEO é a parte mais importante do SEM, se pensarmos no SEO como uma subdivisão do SEM. Porém, o SEO é o mecanismo que mais eleva as chances de ranqueamento nos mecanismos de busca.
São várias estratégias que compõem o SEO, como palavras chave, relevância de conteúdo, links de autoridade, qualidade do site, dentre outros. Por isso, o SEO é a ferramenta de maior relevância do SEM, já que aumenta o tráfego e valida as ações de marketing digital.
Links patrocinados também compõem as estratégias de SEM, uma vez que também contam como fator de validação dos ranqueamentos dos buscadores.
O Google Ads é uma ferramenta muito utilizada dentro do marketing digital. Sendo assim, dentre os links pagos é interessante utilizar a estratégia PPC (Pay Per Click), ou seja, o anunciante paga pela quantidade cliques que recebe, por exemplo. Entretanto, há várias possibilidades dentro das opções patrocinadas.
O SEM é fundamental porque os motores de busca são fatores fundamentais para gerar tráfego na internet. A cada segundo mais de 2 milhões de pesquisas são feitas no Google, por isso uma empresa precisa ranquear. Por isso, o Google é o mais relevante mecanismo de busca.