O sucesso do candidato na entrevista de emprego é oriundo de muitos fatores, no entanto, é necessário que o candidato se direcione de maneira orgânica para que a entrevista de emprego seja resolutiva em diversos aspectos.
A avaliação feita pelo profissional de recrutamento de seleção considera os principais pontos do seu currículo, bem como, a sua postura e a construção de sua narrativa.
Sendo assim, é muito importante que o candidato se direcione de forma objetiva para que a entrevista de emprego se torne parte de um fluxo resolutivo para sua carreira profissional em longo prazo.
Levar situações que exemplifiquem seus pontos fortes é importante. Sendo assim, destaque a sua capacidade para lidar com metas; realizar a gestão de pessoas; direcionar projetos; construir o relacionamento com o cliente; elaborar treinamentos; entre outros pontos.
Ao apresentar uma situação que requer melhoria, é muito importante que o candidato seja resolutivo e sucinto.
Por exemplo, é possível destacar que precisa melhorar a sua capacidade de comunicação, já que possui dificuldades para falar em público, no entanto, pretende realizar um curso de teatro.
Ou ainda, é possível informar que precisa se atualizar quanto a uma nova versão de um sistema utilizado na sua área profissional, no entanto, para isso, já está realizando cotações específicas.
O comportamento do candidato transmite uma importante mensagem ao profissional que conduz o processo seletivo.
Sendo assim, é aconselhável que o candidato não cruze braços e pernas; controle o tom da sua voz; mantenha contato visual com o gestor do processo seletivo; fale de maneira calma e tranquila; não se atrase; trabalhe a sua respiração; tenha cuidado para não interromper o gestor do processo de recrutamento seleção e não deixe objetos no seu colo, se for possível.
O conhecimento sobre a cultura da empresa é muito importante para o candidato, já que através dessa análise é possível entender se a empresa possui uma cultura startup ou uma cultura tradicional.
Esse conhecimento pode direcionar o candidato indiretamente quanto a sua postura e narrativa, bem como, é um ponto de apoio para que o candidato analise a compatibilidade dos perfis e as objetividades envolvidas.
Haja vista, é importante ressaltar que essa análise deve ser feita por todos os envolvidos no processo seletivo.