Os benefícios do seguro-desemprego são uma segurança econômica para os trabalhadores, sendo valores pagos aos empregados demitidos sem justa causa. Dessa forma, durante a pandemia, com múltiplas demissões, essa foi uma vantagem que se tornou fundamental para os trabalhadores, que lutavam para encontrar outro emprego regular.
Os pagamentos têm o piso de um salário-mínimo e um determinado período, que pode variar de 3 a 5 meses. Mas, tudo depende do tempo do trabalho anterior e do número de solicitações. Então, para ter mais informações sobre o seguro-desemprego, continue com a leitura da matéria desta segunda-feira (11) do Notícias Concursos.
Com relação às parcelas, tem-se:
Nesse ínterim, pode-se afirmar que o prazo começa a partir da data da demissão. Por exemplo, no primeiro pedido, o cidadão deve ter trabalhado pelo menos 12 meses antes do despedimento. Portanto, a segunda solicitação deve ser feita com pelo menos 9 meses de emprego nos últimos 12 meses. Então, a partir da terceira solicitação, você deve ter trabalhado por pelo menos 6 meses antes de ser demitido.
As solicitações podem ser efetuadas através do app carteira digital do portal gov.com. Veja abaixo como efetuar.
O trabalhador precisa informar o número do CPF, bem como anexar o documento de requerimento. Este é fornecido pelo empregador em caso de demissão sem justa causa.
Então, veja abaixo as situações onde o trabalhador pode receber o seguro-desemprego atrasado ou dentro do prazo legal.
Dessa forma, você pode reunir as documentações e dar entrada no seguro-desemprego. Portanto, caso tenha sido demitido, não perca mais tempo e solicite o seu benefício.