Nesta segunda-feira (14), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou que quem fez o pedido de auxílio doença a partir de 1 de fevereiro e não passou por perícia médica por fazer novo pedido.
O agendamento da avaliação médica presencial é feita no prazo de 30 dias, contados a partir da reabertura das unidades do INSS. Mais ou menos metade das agências reabriram ontem, com horário reduzido, entre 7h e 13. As agências atendem apenas casos agendados.
Um novo requerimento também pode ser feito por quem teve o pedido de antecipação do auxílio doença negado. O exame presencial deverá ser agendado, também neste caso, no prazo de 30 dias a partir da reabertura das unidades de atendimento. As regras foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), no edital da Diretoria de Benefícios do INSS.
A nova solicitação deve ser feita pelo aplicativo ou no portal Meu INSS. Também é possível fazer o requerimento pelo número 135. De acordo com o INSS, deve ser considerada a data retroativa ao dia em que o primeiro requerimento foi feito.
Nesta segunda-feira (14), foi divulgado que todas as perícias médicas agendadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram suspensas. Isso vale para as perícias que estavam agendadas para segunda-feira e também para os próximos dias. O INSS informou a suspensão, sem data definida para o retorno. A decisão foi tomada após a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) anunciarem que os médicos não retornariam para os atendimentos presenciais por falta de segurança.