No dia 03 de novembro, o Governo do Estado do Espírito Santo publicou edital para a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Desse modo, o documento oferta um total de 200 vagas para o cargo de Analista do Executivo.
As inscrições estão abertas desde a última quarta-feira, 09 de novembro, e seguem até o dia 13 de dezembro.
“Esse concurso é muito importante, pois possibilitará a estruturação e reforço de diversas atividades na área de gestão, essenciais a uma melhor prestação de serviços à sociedade capixaba. O último certame para o cargo de Analista do Executivo foi realizado há 10 anos”, relatou o secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon.
Veja também: Concurso Segep RO tem inscrições abertas com 78 vagas
Entenda melhor, abaixo, como será o certame.
O cargo de Analista do Executivo da Seger conta com um salário inicial de R$ 6.582,60 mais acréscimo de auxílio alimentação de R$ 300.
Assim, estes profissionais terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Para investir no cargo, contudo, o candidato deverá possuir formação superior em uma das áreas a seguir:
Os candidatos que possuem interesse em participar do certame da Seger poderão efetuar suas inscrições por meio do portal do Instituto Consulplan. Isto é, a banca examinadora que ficará responsável pelo processo de inscrição, aplicação das provas e divulgação dos resultados finais do concurso.
As inscrições ficarão abertas até o dia 13 de dezembro, devendo o candidato pagar a taxa, no valor de R$ 68. Caso contrário, não haverá efetivação de sua inscrição.
Veja também: Concurso MP BA contrata banca e indica quantitativo de vagas
No entanto, o edital contou com a possibilidade de isenção do pagamento da taxa de inscrição aos candidatos que:
Antes de se inscrever, contudo, recomenda-se que o candidato leia todo o edital com atenção, a fim de conferir se cumpre os critérios do cargo.
O processo seletivo da Seger será por meio de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório. Além disso, a seleção também terá uma prova de títulos, de caráter classificatório.
Os exames serão nas cidades de Vitória, Cachoeiro de Itapemirim e Colatina, de acordo com a localidade que o candidato escolher no momento da realização de sua inscrição.
Assim, as provas têm previsão de ocorrer no dia 22 de janeiro de 2023.
Ao todo, o exame será composto por 70 questões, sendo 30 de Conhecimentos Gerais e 40 sobre Conhecimentos Específicos. O peso das questões será 1 e 2, respectivamente.
Desse modo, a fim de conseguir a aprovação na etapa, o candidato deverá conseguir a seguinte pontuação:
É importante lembrar, ainda, que a prova discursiva será no mesmo dia que a objetiva. Assim, o candidato deverá elaborar uma dissertação sobre um tema do conteúdo programático, tendo, no mínimo, 20 linhas e, no máximo, 30 linhas.
O prazo de validade do certame será de dois anos, a partir da data de homologação dos resultados finais. No entanto, ele poderá se estender por igual período.
Os candidatos que desejam trabalhar na Seger devem conhecer o funcionamento do órgão.
Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger), foi criada através da Lei Complementar n.º 312, de 30 de dezembro de 2004.
Desse modo, a Secretaria possui como competência os seguintes pontos:
Veja também: Quando vai ter novo edital do Concurso ALEPE?
Portanto, o candidato com aprovação, que trabalhará como Analista na Seger terá como algumas de suas atribuições, por exemplo:
Para conferir outras responsabilidades do cargo, o candidato pode consultar o edital.