Saúde e Bem Estar

Sede permanente é um alerta para os cuidados com a saúde física e mental

Banco de Imagens: Unsplash

Beber muita água é considerado um hábito extremamente saudável, inclusive, especialistas indicam o consumo de no mínimo dois litros da substância por dia, mesmo que o indivíduo não apresente sede.

A sede já é considerada um estado de desidratação do corpo, por isso, quanto maior for esta sensação, mais água o organismo deve estar precisando.

Apesar disso, muitas pessoas apresentam esta condição descontrolada juntamente com a sensação de secura na boca. Este quadro é denominado como xerostomia e pode indicar que há algo errado com a saúde física ou mental.

Além da sede e boca seca, outros sintomas associados à xerostomia são:

  • Dificuldade para engolir e falar
  • Falta de paladar
  • Queimação na língua
  • Rachaduras nos lábios
  • Mau hálito

Na maioria dos casos os sintomas são momentâneos e podem ser solucionados apenas com a hidratação adequada. Conservar um pouco de água a boca por alguns segundos ajuda a aliviar o desconforto.

Caso a condição seja frequente, a busca por uma avaliação médica para um possível diagnóstico da xerostomia é essencial. Geralmente um exame salivar que indica o grau da disfunção nas glândulas responsáveis pela produção de saliva, já confirma o diagnóstico.

Causas e tratamentos da Xerostomia

Banco de Imagens: Unsplash

A xerostomia geralmente é causada devido a disfunções nas glândulas salivares.

Esse tipo de disfunção é muito recorrente em pessoas que sofrem de depressão, estresse emocional, hipotireoidismo, hepatite C, AIDS e até pelo uso de determinados medicamentos.

O tratamento pode variar de acordo com o grau e até causa da condição. Caso seja o uso de medicamentos, o médico pode optar por outras soluções, já quando a sensação permanente de sede é recorrente de uma doença emocional, como a depressão ou ansiedade, o primeiro passo é tratar essas condições.

Quando a xerostomia atinge um grau mais avançado pode ser necessário realizar uma estimulação mecânica ou elétrica das glândulas salivares.

Sessões de laser e acupuntura geralmente são eficientes para promover a oxigenação dessas glândulas.

Outro estímulo para o tratamento da xerostomia é a escovação dental. O processo ainda reduz sintomas como o mau hálito, além de melhorar a qualidade da saliva.

 

Leia também: Falta de higienização em garrafinhas de água podem causar Hepatite A e herpes

A importância da saliva

A saliva não é só responsável por manter a boca úmida, ela também é essencial para digestão dos alimentos, possibilitando a deglutição de forma adequada.

Outra funcionalidade dessa secreção aquosa transparente é a limpeza natural, que garante a proteção dos dentes contra a cárie e preveni infecções, pois ela acaba controlando as bactérias presentes na boca.

A falta ou diminuição da quantidade de saliva, além da xerostomia pode indicar outras disfunções, como por exemplo:

  • HIPOSSIALIA: diminuição do fluxo salivar ou quando a saliva apresenta alguma alteração de seus componentes.
  • SABURRA LINGUAL: uma espécie de massa esbranquiçada composta por células descamadas da boca, bactérias, muco da saliva e restos alimentares, que se formam na língua e está diretamente relacionada ao problema de mau hálito.

Independente do problema, o mais importante é buscar auxílio médio ao notar qualquer diferença no aspecto e quantidade da saliva, a fim de garantir um tratamento adequado para que a saúde bucal permaneça intacta.