A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/SUDEPE BA) prorrogou, até o dia 17 de novembro, as inscrições do edital de processo seletivo simplificado para preencher nada menos que 2.491 vagas no cargo de Professor – Padrão P – Grau III, em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
O certame é organizado pelo Centro de Processos Seletivos (CPS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).
Além das vagas imediatas, o certame oferece oportunidades em cadastro reserva, modalidade em que os cargos serão divulgados e preenchidos conforme a necessidade de substituição de professores titulares.
Para concorrer, será necessário possuir graduação completa nas áreas das disciplinas com demanda de profissionais, nas áreas de: Linguagem – Artes Linguagem; Educação Física Linguagem – Língua Inglesa; Linguagem – Língua Portuguesa; Ciências da Natureza – Biologia; Ciências da Natureza – Física; Ciências da Natureza – Química; Ciências Humanas – Filosofia; Ciências Humanas – Geografia; Ciências Humanas – História; Ciências Humanas – Sociologia; e Matemática. O contrato de trabalho dos professores vai ter duração de até 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.
Segundo o edital, os candidatos selecionados serão lotados nos 416 municípios componentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE). A carga horária de trabalho será de 20 horas por semana.
O salário total é constituído de vencimento básico e Gratificação de Estímulo às Atividades de Classe. A remuneração será de R$ 1.713,46. Além disso, haverá o acréscimo do valor referente ao auxílio transporte. O servidor também poderá optar pela assistência médica do Estado mediante contribuição mensal.
Os interessados em concorrer a uma das vagas poderão se inscrever entre 09 horas do dia 18 de outubro e 17 de novembro, no site da banca. No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário informando a vaga desejada e a cidade onde irá fazer a prova.
A taxa de inscrição vai custar R$100,00. Os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que forem membros de famílias de baixa renda poderão solicitar a isenção do pagamento da taxa.
O certame contará com provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, a serem aplicadas no dia 12 de janeiro de 2020, em Salvador (BA), e em outras 26 cidades do Estado.
A prova vai contar com 50 questões de múltipla escolha (cada questão vale 1,0 ponto), sendo 20 questões de Conhecimentos Gerais (Língua Portuguesa; Educação Brasileira – Temas Educacionais e Pedagógicos; Noções de Igualdade Racial e de Gênero; Conhecimentos Interdisciplinares) e 30 questões de Conhecimentos Específicos.
O candidato deverá atingir pontuação igual ou superior a 30 pontos para não ser eliminado da seleção.
O processo seletivo terá validade de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da administração.