Atualmente, existem muitas empresas no Brasil. Por isso, o registro da marca é muito importante. Ainda mais se considerar que o seu negócio pode ser facilmente confundido com o de outra companhia. E isso pode ser um problema muito grande. Por isso que hoje, nós diremos o porquê você deve registrar a marca.
Ao abrir uma empresa, um dos primeiros desafios que o empreendedor vai enfrentar é escolher um nome, uma marca que represente o seu negócio. E principalmente, que não tenha outra empresa com nome igual. Portanto, é muito importante que você saiba as razões pelas quais não deverá usar o nome de um empreendimento já existente.
Assim, antes de qualquer atitude, é preciso que você faça uma consulta no Google, para ver se o nome já está em uso: este é o primeiro passo. Mas para ter certeza, é preciso que você registre a sua marca. Desse modo, evitará que outras empresas façam o registro com o mesmo nome. Aliás, vale dizer que ao tomar essa atitude, evitará muita dor de cabeça: tanto da concorrência, quanto da ordem fiscal.
Por isso, o registro da marca deve ser feito, antes de qualquer outra coisa ou atitude de marketing. Na verdade, até mesmo antes da produção de material para propaganda e promoção. Pois, ele protege a sua empresa e evita ter que trocar de nome, em caso de existir outra homônima.
Saiba que o registro da marca, no Brasil, é feito no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e somente com o registro, é possível você chamar a marca como devidamente sua.
Na sequência, apresentamos algumas razões pelas quais a sua marca precisa ter o devido registro:
Muitas pessoas tomam decisões de compra, apoiados pela influência que as marcas possuem no mercado. Dessa forma, a sua marca se torna um ativo que ajuda no crescimento da empresa.
Assim, ao registrá-la, você consegue construir uma reputação para a empresa, de forma a se tornar uma entidade confiável ou não.
Exemplificando:
Imagine, existir duas ou mais empresas com o nome Havaianas. Esta atitude, confundirá o consumidor sobre qual é a verdadeira, qual delas já tem sua reputação de qualidade consolidada no mercado, entre outras questões.
A marca e o logotipo da empresa possibilitam que seja reconhecida em todo o espaço geográfico de atendimento.
Ao utilizar os dois itens em ações de marketing, o consumidor já identifica muitas qualidades existentes nos seus produtos. Assim como, as características próprias, sejam emocionais ou intelectuais de sua empresa.
Afinal, quando você somente observa uma propaganda e nela identifica um logotipo conhecido, logo já vem à sua mente a sua experiência com a marca: seja ela positiva ou negativa. Além disso, seja em qualquer lugar que você esteja, saberá que aquele material publicitário se refere a empresa que você conhece.
Na verdade, não é necessário que tenha um logotipo complexo para ter validade. O importante é que represente a marca de forma única e criativa.
Observe os logotipos da concorrência, para tornar o seu bem diferente, isto é, se destacando diante dos demais. Mas não esqueça: ele deve representar a sua marca e descrevê-la de forma eficiente e simples.
Afinal, a sua marca precisa trazer confiabilidade nos produtos e/ou serviços oferecidos. Então, quanto mais original for o logotipo, mais difícil será de existir outro igual. Consequentemente, mais fácil será o registro dele.
Com o registro da marca, você protegerá outras empresas “fantasmas”, que gostam de reproduzir os mesmos produtos, mas com qualidade muito inferior, para vender a um preço menor que o praticado pela sua empresa.
A proteção se estende, inclusive, para impedir a existência de outra empresa com o mesmo nome, e comprometer a reputação do seu negócio.
O que é possível fazer de maneira legal, é conceder o direito de uso, como ocorrem nas franquias. Aqui, as unidades franqueadas se tornam uma réplica da unidade piloto para evitar a queda de qualidade.
Em resumo, proteja a sua marca de pessoas mal-intencionadas e da concorrência desleal.