Preciso declarar o IR 2023? Com quase dois meses para o fim do prazo para fazer as declarações, é mais do que importante que todos saibam se devem ou não fazê-lo. Neste ano, o prazo determinado, que comumente é no final de abril, já se iniciou prorrogado. Dessa forma, os brasileiros têm até o dia 31 de maio para fazer a declaração.
Contudo, não são todos que precisam finalizar a entrega. Afinal, existem critérios de valores de bens e da renda que determinam quem deve ou não fazer a declaração. Confira, abaixo, quais são, na matéria desta quarta-feira (29) do Notícias Concursos.
Leia mais: GRANDE notícia para MEI sobre Imposto de Renda
Para isso é necessário saber se você se enquadra nas determinações da Receita Federal sobre quem tem obrigação em fazer a declaração de IR.
De acordo com as regras dela, então, tem obrigação de fazer a declaração quem se enquadra em uma dessas situações em relação ao ano de 2022, ano-base do IR 2022:
Portanto, quem não se enquadra nas situações acima (em nenhum dos itens) não precisa realizar a declaração. Do mesmo modo, não precisa declarar Imposto de Renda quem constar como dependente financeiro de outro declarante.
A declaração do IR 2023 é 100% online. Ademais, pode-se preencher os campos necessários através de algumas modalidades. Entre elas, estão:
Assim que se escolher uma das modalidades para preenchimento é só separar toda a documentação necessária para concluir a declarar de Imposto de Renda 2023. Por conseguinte, o contribuinte precisa seguir um passo a passo simples:
Nesse caso há incidência de multa. A princípio ela é de R$ 162,74, contudo se limita a 20% do valor do imposto que seria devido à Receita Federal.