Saber se sentir mais confiante como professor é o objetivo de muita gente, especialmente dos novos docentes. Por isso, trouxemos algumas reflexões que podem ajudar nesse objetivo. Confira.
Abaixo trouxemos algumas recomendações que podem ser relevantes. Porém, lembre-se de que não é da noite para o dia que nos sentimos super confiantes.
Além disso, considere que a falta de confiança relacionada aos problemas de saúde mental exigem o acompanhamento profissional, ok? Dito isso, vamos às dicas:
Procure planejar bem as suas aulas, pois isso pode fazer toda a diferença. Se você conseguir montar um verdadeiro passo a passo a ser seguido, e utilizar materiais de apoio enquanto apresenta as suas aulas, as chances de se sentir mais confiante podem aumentar. Afinal, você se sentirá por dentro do que está sendo apresentado, e isso tende a diminuir aquela sensação de ansiedade.
Além disso, crie bons materiais de apoio, como slides, roteiros e listas de tarefas para cumprir durante a sua aula. E não se esqueça de que embora você possa ter preparado uma aula incrível, pode ser que você se esqueça de uma ou outra resposta. Faz parte. Portanto, crie o costume de pesquisar os questionamentos dos alunos.
Uma forma de se sentir mais confiante como professor é buscar manter as suas habilidades sempre atualizadas. Quanto mais conhecimento vamos adquirindo, melhor tende a ser a nossa maneira de atuar na sala de aula. Com isso, nossa autoestima pode ser impactada positivamente, desencadeando uma sensação maior de segurança.
A saúde mental também é uma peça chave nessa situação. Portanto, cuide bem dela! A psicoterapia, por exemplo, pode ser uma excelente ferramenta de autoconhecimento e fortalecimento da autoestima, de uma forma que torna-se viável o crescimento pessoal e consequentemente o profissional.
Além disso, saber quais são os seus limites pessoais e investir em hábitos saudáveis também contribui para o mantimento da saúde mental. Pense nisso e leve esses fatores em consideração.
Não se cobre para se sentir mais confiante como professor da noite para o dia. Especialmente se você for inexperiente, é importante dar tempo ao tempo.
Afinal, a experiência virá com o tempo. Tente mentalizar isso sempre que possível, encarando o presente como uma oportunidade de aprender coisas novas e se desenvolver constantemente.
Outra forma de auxiliar na autoconfiança é apostando na aproximação com os seus alunos. Conversar, escutar, dar feedbacks e abrir um espaço para o diálogo também pode ajudar.
Dessa maneira, é possível se aproximar da realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que a amizade criada proporciona uma maior segurança na hora de ministrar as aulas.
Lembre-se de que tudo isso é gradativo. Não se cobre tanto e vá, aos poucos, desenvolvendo a sua autoconfiança diante da turma.
Além disso, converse com seus colegas professores caso se sinta confortável. E não se esqueça de que, se porventura a sua confiança estiver muito abalada, o apoio de um psicólogo pode ajudar. Boa sorte!