Saber se preparar para os contratempos pode fazer toda a diferença na rotina de trabalho de qualquer pessoa. Isso porque esse tipo de organização tende a evitar o acúmulo de tarefas, permitindo um dia a dia mais fluído e organizado. Até porque, querendo ou não, de vez em quando vamos nos deparar com alguns contratempos, pois eles fazem parte da vida. Porém, saber prevê-los e se preparar para esse tipo de situação pode mudar tudo.
Quer saber mais sobre o assunto? Então lhe convidamos a seguir neste texto até o fim. Saiba mais!
Existem diversas maneiras de se preparar para os contratempos. Você deverá analisar o que pode fazer mais sentido para você, sempre considerando a sua rotina e a sua demanda de tarefas. Afinal, a organização profissional não é algo com receita de bolo. Isto é, cada situação é única e exige um olhar específico. Saiba enxergar a sua rotina para construir mecanismos que auxiliem naqueles dias em que os imprevistos aparecerem.
Você pode usar as nossas dicas como inspiração e reflexão. Vamos a elas?
Ter consciência das suas reais prioridades é o primeiro passo para se preparar para os contratempos. Afinal, você deve ter em mente quais são aquelas atividades que devem ser concluídas a cada dia. Esse conhecimento vai lhe permitir um melhor manejo das suas tarefas.
Em contrapartida, se você não tiver a visão das suas prioridades, como poderá organizar uma agenda de forma efetiva? Como saberá o que deverá ser cumprido em um espaço de tempo menor? Pois é.
Descubra as suas prioridades diárias e semanais para, diante de um imprevisto, priorizá-las enquanto descarta atividades que poderão ser executadas em outros momentos.
Ter uma agenda mais flexível também é uma forma de se preparar para os contratempos. Sabe por quê? Porque dessa forma você pode deixar pequenos “buracos” na sua rotina, que servirão de base para lidar com os imprevistos que surgem no cotidiano.
Isto é, se a sua agenda tem sido rígida, a ponto de você nunca conseguir encaixar nada de novo no seu dia, talvez seja o momento de rever isso.
Porém, como deixar a agenda mais flexível? Você pode fazer isso dizendo não para algumas demandas, ou delegando algumas atividades.
Ter um plano B para algumas demandas também é importante. Se de determinada forma algo não der certo, qual é o seu plano B? Afinal, se preparar para os contratempos é saber como você pode contorná-los caso eles apareçam.
Por isso, comece a prever os fatores negativos que podem atrapalhar a sua rotina e procure desenvolver um plano B em cima disso.
Quer um exemplo? Imagine que você precisa apresentar um trabalho. Você pode levar o seu roteiro em slides, para colocar no telão, e também anotado em um bloco de notas, caso os equipamentos de multimídia não funcionem. Só não vale deixar de apresentar por isso, concorda? 😉
Esperamos que esse conteúdo possa ter lhe ajudado, de alguma forma, a se preparar para os contratempos. Boa sorte!