Se preparar para o estágio é o primeiro passo antes de iniciar uma nova carreira. Saber mais sobre as regras da empresa, os horários de pausa e descanso e até mesmo verificar tudo sobre o software usado na corporação, são pontos importantes que devem ser levados em conta.
Porém, é claro que um estágio não se resume a isso. Para que os primeiros dias saiam como o esperado, é preciso se informar e tirar as dúvidas necessárias.
Mas, e como lidar com aquela ansiedade que aparece nos primeiros dias? Como se portar no estágio de uma forma interessante e positiva? Veja as nossas dicas de hoje e saiba mais!
Para se preparar para o estágio, antes de qualquer coisa, você precisa conhecer bem a empresa. Isso até pode soar clichê, mas se você tiver muitas dúvidas sobre a empresa, poderá se sentir desconfortável dentro do ambiente corporativo. Por isso, questione o seu superior direto sobre todas as suas dúvidas, pois isso poderá lhe ajudar a se sentir mais tranquilo e pertencente ao espaço.
Sendo assim, você pode questionar sobre:
Quanto mais informações você tiver, mais tranquilo se sentirá. Afinal, a ansiedade pode ser vista como um medo, nesse caso em específico, e sabemos que o medo está atrelado a uma falta de habilidade sobre algo, correto? Dessa maneira, informe-se para se sentir mais bem preparado!
Dito isso, veja outras considerações que podem lhe ajudar a se sair melhor nos primeiros dias do estágio:
Os planos de supervisão são indispensáveis para você receber feedbacks e ideias de como agir e pôr em prática os próximos passos. Desse modo, procure saber mais sobre o plano de supervisão antes mesmo de iniciar o seu trabalho, pois assim você saberá em qual momento poderá levar questionamentos mais complexos ao seu supervisor.
Interaja de maneira cordial com quem está perto de você, porém, cuidado com os excessos. Ser extrovertido demais pode atrapalhar a produtividade, assim como ser introvertido excessivamente pode atrapalhar o seu trabalho em equipe. Por isso, esteja aberto à outras pessoas, mas não ultrapasse limites, ok? Observe o comportamento dos colegas para ter como base.
Se você não sabe fazer alguma coisa, e você tem que fazê-la, não tenha medo de perguntar. Lembre-se que você está ali para aprender e, portanto, é dever dos demais lhe ajudarem nesse sentido. Questione e desenvolva-se!
Por fim, procure conversar com quem já passou por um estágio, no início da carreira. Tire suas dúvidas sobre rotina, deveres, tarefas, enfim. Quanto mais conhecimento você tiver sobre o cargo, a empresa e as atividades propostas, mais bem preparado você estará para o seu estágio. E, consequentemente, mais tranquilo também.