Saúde e Bem Estar

Como se destacar dentro do time de trabalho

Para se destacar dentro do time de trabalho é necessário muito trabalho duro e esforço. Não existe milagres no campo corporativo. Precisamos nos dedicar, aprender e “vender” o que temos para oferecer.

Sendo assim, reunimos, neste texto, algumas considerações que podem ser úteis para você atingir esse tipo de resultado. Acompanhe para saber mais!

Como se destacar dentro do time de trabalho?

O primeiro fator que você deve mentalizar é que para se destacar dentro do time de trabalho você não pode almejar uma mudança que ocorra da noite para o dia.

Isto é, embora possamos construir uma imagem profissional de maior qualidade, isso não quer dizer que essa imagem nascerá da noite para o dia. É necessário dar tempo ao tempo, para que a evolução flua de maneira constante.

A seguir, portanto, apresentamos fatores que podem ajudar você, desde que se transformem em “hábitos”. Veja:

1. Mostre resultados – mas use dados!

Você precisa mostrar bons resultados se quiser se destacar dentro do time de trabalho. Caso contrário, será apenas mais um na multidão.

Porém, mostre esses resultados de forma consistente, usando bons dados para isso. Afinal, “falar é fácil”, e as palavras podem ser esquecidas. Mas os dados e as informações concretas ficam para sempre.

2. Seja uma pessoa proativa e apresente soluções

Seja uma pessoa proativa e que está sempre pronta para encarar novos desafios e tarefas. Nunca seja aquele tipo de colaborador que foge das obrigações e prefere ficar “escondido” em algumas circunstâncias.

Mas sim, busque soluções e apresente-as sempre que possível. Desse modo você demonstra o seu engajamento e automaticamente começa a se destacar dentro do time de trabalho.

3. Esteja sempre aprendendo e se desenvolvendo

Procure aprender coisas novas sempre que possível. E nem precisam ser coisas relacionadas ao seu setor de trabalho, sabia?

Você pode, muito bem, aprender com os seus colegas de outros setores, absorvendo conhecimentos e visões de mundo diferentes.

Mais tarde, toda essa aprendizagem poderá ser convertida em soluções e criatividade no seu trabalho, viabilizando um crescimento constante.

4. Faça uma autoanálise constante

A sua autoanálise deve ser constante. Você precisa analisar onde tem errado e acertado. Nada de deixar a sua carreira na mão do acaso, ok? Mas sim, esteja sempre por perto das suas próprias métricas, entendendo o que pode estar acontecendo, o que deve ser melhorado, etc.

5. Pratique o autoconhecimento e descubra suas maiores habilidades

O autoconhecimento também será um aliado na hora de se destacar dentro do time de trabalho. Sabe por quê? Porque por meio dele você tem uma visão mais profunda acerca das suas maiores habilidades. E ter esse conhecimento é indispensável na hora de apresentar o que você sabe fazer.

Além disso, esse conhecimento ajuda quando você precisa decidir se aceita uma demanda de trabalho ou não, uma vez que terá muito mais subsídio para analisar se conseguirá atingir resultados qualificados, ou não.

6. Busque feedbacks com os seus chefes

Mantenha-se próximo dos seus gestores e sempre solicite bons feedbacks. Assim você aprende, cresce, demonstra interesse e, por fim, consegue se destacar dentro do time de trabalho.