Para muitas pessoas, conseguir se adaptar a um novo trabalho é um grande desafio. Aquele frio na barriga aparece, e o medo de não causar uma boa impressão também tende a se tornar real.
Pensando nisso, elencamos algumas dicas que, apesar de simples, podem fazer uma grande diferença em nossa rotina no novo emprego. Acompanhe para saber mais!
Tenha em mente que para se adaptar a um novo trabalho é necessário paciência e tempo. Não é no primeiro dia que você se sentirá completamente “encaixado” na rotina da empresa. É necessário respeitar o seu período de adaptação e descoberta.
Afinal, nada nesta vida é tão simples a ponto de nos adaptarmos 100% de uma hora para outra. Tudo exige uma dose de esforço e paciência, concorda?
Por isso, não se preocupe se você sentir medo, angústia ou até mesmo ansiedade, no começo. Tudo isso é bastante comum, desde que não atrapalhe a sua vida, claro.
De todo modo, elencamos algumas dicas interessantes. Veja:
Antes de qualquer coisa, tente quebrar o “gelo” inicial se apresentando para os seus novos colegas. Fale um pouquinho com cada um deles, pergunte sobre a empresa, o trabalho, etc.
Esse laço inicial é importante para se adaptar a um novo trabalho, afinal, você poderá começar a criar muito mais conexão com as pessoas. E quanto mais você se conecta com os seus colegas, o clima no trabalho pode ser melhor.
Se tiver dúvidas sobre alguma coisa, não tenha medo de perguntar! Pois como você vai se adaptar a um novo trabalho se não questionar aquilo que ainda não sabe? Pois é!
Apenas tenha o cuidado de não perguntar a mesma coisa diversas vezes. Sendo assim, anote os direcionamentos dados pelos seus colegas, pois isso pode lhe ajudar a manter tudo no lugar e, assim, evita aquele desconforto de ter que pedir uma mesma explicação, diversas vezes.
Estudar os métodos, ferramentas e rotinas da empresa é fundamental para se adaptar a um novo trabalho. Assim você consegue se sentir cada vez mais “imerso” na realidade da corporação, e começa a entender melhor a dinâmica do lugar, adaptando-se.
Não queira se sentir em casa de uma hora para outra. Isso é muito difícil de acontecer. Portanto, tenha em mente que o tempo pode lhe ajudar a lidar com esse novo episódio da sua vida, e que aos poucos você se sentirá mais à vontade.
A “angústia pelo novo” pode surgir, esteja preparado para isso. Isto é, entenda que ao tentar se adaptar a um novo trabalho você pode sentir medo, tristeza, angústia e sensação de “deslocamento”.
Tudo isso aparece porque o seu cérebro quer sempre “fugir” de qualquer coisa nova que necessite de uma carga mental maior. Sendo assim, ele dispara essas sensações para que você “desista de tudo” e volte para a zona de conforto.
Entender isso é importante para saber que esse período de adaptação é difícil, mas passa.
Boa sorte!