Trabalhadores terão acesso ao novo saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a partir do dia 20 de abril. O valor para o resgate será liberado conforme o saldo disponível nas contas do fundo de cada trabalhador, sendo limitado a R$ 1.000.
O calendário oficial com as datas das autorizações já foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. O cronograma segue o mês de nascimento de cada trabalhador, logo, os primeiros a receber serão os nascidos em janeiro.
Veja o cronograma a seguir:
O novo saque do FGTS será distribuído entre as Contas Poupanças Sociais Digitais, que poderão ser movimentadas através do aplicativo Caixa Tem, disponível para download em sistema Android e iOS.
Aqueles que não possuem conta no Caixa Tem não precisam se preocupar, pois a Caixa Econômica se responsabilizará por abrir uma conta automaticamente em nome dos trabalhadores.
Vale ressaltar que a Conta Poupança Social Digital do Caixa Tem não cobra nenhum custos, mesmo que o cidadão decida não usá-la após o período de saques. No entanto, é possível movimentar o dinheiro pelo próprio aplicativo.
O trabalhador pode realizar compras online com o cartão de débito virtual do Caixa Tem, fazer recarga no celular, pagar contas e boletos, conferir extrato, entre outras possibilidades.
O saldo do FGTS poderá ser consultado de várias maneiras. Uma delas é por meio do SMS. Para fazer adesão do recebimento de mensagens, clique aqui.
Além disso, o trabalhador poderá acompanhar a movimentação de sua conta do FGTS por meio do extrato entregue diretamente na residência, a cada dois meses. O funcionário deverá informar seu endereço completo no site informado acima, em uma agência da Caixa ou pelo telefone 0800 726 01 01.
É possível ainda, consultar o saldo do FGTS pessoalmente, no balcão de atendimento de agências da Caixa, no site da Caixa ou pelo aplicativo FGTS.
O aplicativo pode ser baixado nos seguintes links: