A Caixa Econômica Federal encerrou os depósitos do saque extraordinário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no dia 15 de junho. Os repasses foram realizados conforme o mês de aniversário de cada trabalhador.
De acordo com o banco, o saque pode ser realizado até 15 de dezembro. Após essa data, o dinheiro volta automaticamente para as contas do Fundo de Garantia. Os trabalhadores de direito podem sacar até R$ 1 mil através do Caixa Tem.
O saque extraordinário pode ser consultado em poucos passos a partir do site ou aplicativo FGTS. Veja a seguir:
Pelo site
Pelo aplicativo
A princípio, os depósitos acontecem nas contas poupanças sociais digitais do aplicativo do Caixa Tem (disponível para Android e iOS). Através da plataforma, é possível efetuar o pagamento de contas, realizar compras virtuais, além de poder sacar os valores nos postos de atendimento da Caixa.
Por fim, lembrando que o saque não é obrigatório, nesse sentido, caso o trabalhador não tenha interesse, deverá informar a Caixa através do Caixa Tem ou em uma agência.
Após ter o dinheiro creditado, poderá solicitar o cancelamento até dia 10 de novembro de 2022, por meio do aplicativo FGTS.
O FGTS é um valor que o empregador deposita todos os meses em uma conta individual e exclusiva do seu funcionário. A ideia é que ele pague um saldo que seja equivalente a 8% do salário do trabalhador.
Hoje, o empregado pode usar o FGTS para a compra da casa própria em apenas três hipóteses: