Direitos do Trabalhador

SAQUE de abono extra próximo do Natal pega os trabalhadores de surpresa

Trabalhadores que atuaram com a carteira assinada entre os anos de 2016 a 2020 estão tendo mais uma chance de sacar o abono salarial PIS/PASEP. No entanto, é necessário se enquadrar nas regras que dão acesso ao benefício.

O PIS (Programa de Integração Social) é pago aos trabalhadores da iniciativa privada pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) é repassado aos cidadãos que trabalham no setor público pelo Banco do Brasil.

O benefício é pago ao trabalhador que está há, pelos menos, cinco anos cadastrados no PIS/PASEP, e com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) ou e-Social.

Além disso, o trabalhador precisa ter recebido em média até dois salários mínimos nos anos trabalhador e ter atuado com a carteira assinada ao menos 30 dias, consecutivos ou não.

De todo modo, o trabalhador deve resgatar a quantia dentro do prazo estabelecido pelo Governo Federal, sendo até 29 de dezembro. Caso o procedimento não seja realizado, será necessário aguardar o calendário seguinte do abono salarial.

Quem não tem direito ao PIS/PASEP?

De acordo com a lei, não têm o direito de receber o abono salarial os empregados domésticos; os trabalhadores rurais empregados por pessoas físicas; os trabalhadores urbanos empregados por pessoas físicas; e os trabalhadores empregados por pessoas físicas equiparadas a jurídicas.

Qual é o valor?

Antes de mais nada, o valor do abono salarial é de no máximo um salário mínimo vigente (R$ 1.212 em 2022). Todavia, é definido conforme a quantidade de meses trabalhados no ano-base (2020). Confira as proporções:

Meses trabalhados Valor
1 R$ 101,00
2 R$ 202,00
3 R$ 303,00
4 R$ 404,00
5 R$ 505,00
6 R$ 606,00
7 R$ 707,00
8 R$ 808,00
9 R$ 909,00
10 R$ 1.010,00
11 R$ 1.111,00
12 R$ 1.212,00

Como consultar o benefício?

Os trabalhadores que estão com dúvidas sobre o direito aos valores provenientes do abono salarial, podem fazer a consulta da elegibilidade ligando no telefone 158 ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTD).

Todavia, o trabalhador do setor privado pode consultar a situação do benefício no aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Enquanto isso, os servidores públicos podem acessar as informações pelos seguintes números:

  • Central de Atendimento 4004-0001, capitais e regiões metropolitanas; ou
  • Central de Atendimento 0800 729 0001, interior.

Número do PIS

Segundo informações oficiais do Governo Federal, a consulta PIS pode ser feita através dos aplicativos:

  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Caixa Trabalhador;
  • Caixa Tem.

Vale destacar que o número do PIS, também chamado de NIT (Número de Inscrição do Trabalhador), é essencial para o beneficiário receber o PIS.

Para saber qual o número do PIS, basta consultar o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).