O saque calamidade é um alívio financeiro para as famílias brasileiras que sofrem com tragédias coletivas. Recentemente, os trabalhadores do Rio Grande do Sul e de outros estados que declararam calamidade pública, tiveram os recursos liberados.
Dessa forma, podem acessar parte do saldo disponível em seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
O saque calamidade é uma modalidade que permite ao trabalhador acessar os recursos do FGTS de forma mais fácil.
Isso porque, em condições normais, só é possível receber os valores disponíveis em outros casos permitidos por lei, como demissão sem justa causa ou saque aniversário.
Contudo, o saque calamidade facilita o recebimento dos recursos para os trabalhadores que moram nos locais onde houve declaração de calamidade pública por desastre natural.
Pata ter direito ao saque calamidade, os trabalhadores precisam se enquadrar na seguintes exigências:
O saque calamidade libera o valor de até R$ 6.220,00 para os trabalhadores que se enquadram nas exigências do programa.
Mas é importante lembrar que, para receber esse valor, é necessário ter o saldo disponível em uma conta ativa ou inativa do FGTS.
Dessa forma, aqueles eu possuírem um saldo menor do que este valor, poderá fazer o saque do total disponível em suas contas.
Confira atualizações sobre Direitos do Trabalhador em nossa página!
Os trabalhadores que se enquadram nas exigências podem solicitar o saque calamidade de forma digital e livre de burocracia. Para isso, basta seguir o passo a passo:
Outra opção disponível é a solicitação de saque de forma presencial, em uma das agências da Caixa. Assim, basta se dirigir a uma das agências com a documentação necessária.
Antes de fazer a solicitação do saque calamidade do FGTS, o trabalhador precisa reunir todos os documentos necessários para garantir o recebimento.
Dessa forma, confira a lista completa para a solicitar o benefício:
Ademais, caso o trabalhador não possua comprovante de residência em seu nome, poderá emitir uma declaração através do Governo Municipal ou Distrito Federal, a fim de atestar que é residente da área em que ocorreu o desastre.
A Caixa Econômica Federal é a responsável por realizar a divulgação dos municípios com direito ao saque calamidade. Assim, a divulgação ocorre por meio do site oficial do FGTS, que recebe atualização periódica.
Vale lembrar que o prazo para a solicitação do benefício é de até 90 dias após a declaração de calamidade pública do município.