Muitas vezes, os trabalhadores do país com carteira assinada não conhecem todos os direitos que possuem. Esse é o caso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), cujo saque-aniversário pode ser antecipado em cinco anos.
A modalidade surgiu há poucos anos no Brasil, mas já tem milhões de pessoas que a utilizam, figurando como uma importante forma de retirada do abono para os trabalhadores. E a retirada antes da data prevista anima muitas pessoas no país.
Caso você esteja precisando receber antecipadamente, fique tranquilo. Neste texto, você vai saber quais passos seguir para receber algumas parcelas do abono antes do previsto.
Em resumo, o saque-aniversário do FGTS surgiu há poucos anos no Brasil e ainda gera muita polêmica. Embora muitas pessoas defendam a modalidade, ela não é unanimidade no país. Na verdade, outros tantos trabalhadores criticam fervorosamente esse tipo de retirada.
A saber, o saque-aniversário consiste no pagamento anual do FGTS aos trabalhadores, mas o valor sacado é apenas uma parte do saldo disponível no fundo. As retiradas acontecem no mês de aniversário do titular da conta.
No entanto, os saques não se limitam ao mês de aniversário e os trabalhadores têm até três meses para retirarem o abono.
O saque-aniversário está em vigor no Brasil desde 2019. Antes disso, havia apenas o saque-rescisão, cujo pagamento do FGTS acontecia em caso de demissão sem justa causa. O direito também alcançava quem desejava utilizar o valor para financiar imóvel e tratar doença grave, por exemplo.
A Caixa Econômica Federal é responsável pelo pagamento do FGTS no país. Pouco após a implementação da modalidade, o banco anunciou a possibilidade de antecipação do saque-aniversário, mas nem todos sabem disso.
Em suma, a Caixa permite a antecipação de até cinco parcelas do saque-aniversário do FGTS. Isso quer dizer que os trabalhadores podem receber, de uma única vez, o valor corresponde a cinco retiradas, que deveriam acontecer no período de cinco anos.
A iniciativa do banco se baseia no saldo que os trabalhadores possuem nas contas do FGTS. Dessa forma, a Caixa fica assegurada de receber o valor de volta graças a essa linha de crédito, já que as retiradas se limitam a 50% do saldo disponível nas contas dos segurados.
Inclusive, houve algumas mudanças recentes nos valores e regras de antecipação do saque-aniversário, e as mais significativas são as seguintes:
Cabe salientar que não é necessário antecipar cinco anos do FGTS. Por exemplo, o trabalhador pode antecipar apenas dois anos, contanto que o valor total seja de, ao menos, R$ 500, e o valor de cada ano seja igual ou maior que R$ 200.
O saque-aniversário vem ajudando milhares de trabalhadores, que contam com as retiradas todos os anos para pagar contas, comprar produtos ou contratar serviços, algo que não seria possível sem o dinheiro.
No entanto, quem tiver interesse em antecipar algumas parcelas deve seguir os passos abaixo:
Ao verificar todos os dados, a pessoa deverá confirmar a contratação, recebendo o valor diretamente em sua conta bancária.
De acordo com as regras da modalidade, todos os trabalhadores que possuem conta vinculada de FGTS, ativa ou inativa, podem solicitar a antecipação do saque-aniversário. Entretanto, os trabalhadores precisam ter aderido à nova modalidade de retirada.
A pessoas podem utilizar um dos canais disponibilizados pela Caixa Econômica para solicitar a antecipação. Além disso, os interessados em antecipar os saques também precisam ter conta poupança ou conta corrente na Caixa, e não possuir empréstimo em atraso com o banco.
Antes de solicitar a antecipação, os trabalhadores devem ter em mente que existem juros sobre essas retiradas. Logo, o trabalhador irá aproveitar o valor relativo a algumas parcelas, mas terá que devolvê-lo, em parcelas mais elevadas devido aos juros.
Existem alguns requisitos que os trabalhadores precisam cumprir para receberem o direito de antecipar o saque-aniversário do FGTS. Confira abaixo quais são:
Por fim, vale destacar que as contas Poupança Social Digital e Poupança CAIXA Fácil não são consideradas para a antecipação das retiradas. Em relação às dívidas com o banco, os trabalhadores que utilizarem o recurso do crédito para quitação da dívida também podem antecipar as retiradas.