O saque aniversário de maio é uma modalidade de acesso ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que está disponível para todos os trabalhadores brasileiros. A novidade é que o saque já está disponível para todos os aniversariantes do mês.
A seguir, confira todos os detalhes sobre o saque aniversário, quem pode receber e o passo a passo completo para fazer a solicitação.
Todos os trabalhadores que possuem contas ativas ou inativas no Fundo de Garantia podem receber o saque aniversário. Este mês, tem direito ao benefício todos aqueles que fazem aniversário em maio.
Isso porque a modalidade prevê o recebimento de parte do saldo disponível no FGTS todos os anos, no mês do aniversário do trabalhador.
Além disso, aqueles que ainda não optaram por esta modalidade e fazem aniversário em maio, ainda podem fazer a solicitação e receber ainda este ano. Mas, para isso, a solicitação deve ocorrer até o último dia útil do mês.
O processo de solicitação do saque aniversário é simples e rápida. Isso porque o trabalhador só irá precisar de um celular com acesso a internet. Assim, para solicitar o saque aniversário em maio, basta seguir os seguintes passos:
Ademais, o valor ficará disponível na conta do trabalhador em até 5 dias úteis. A conta de depósito pode ser uma conta da Caixa Econômica Federal ou qualquer outra instituição de escolha do trabalhador.
Para cadastrar a conta de depósito, é necessário acessar o aplicativo FGTS e informar os dados do banco, conta e agência.
Não existe um valor fixo que o trabalhador recebe do saque aniversário. Isso porque o valor a receber depende do saldo disponível no Fundo de Garantia, e o saque pode ser feito considerando a seguinte tabela:
Assim, o trabalhador que opta pelo saque aniversário receberá em maio a porcentagem equivalente ao seu saldo disponível, somado à parcela adicional.
Após o dinheiro cair na conta, o trabalhador tem o prazo de até 3 meses para fazer a movimentação do saldo disponível. Sendo assim, o trabalhador que faz aniversário em maio e recebe o pagamento no dia 2, tem até o dia 1 de agosto para movimentar ou sacar o valor.
Caso não ocorra nenhuma movimentação, o dinheiro voltará para a conta do Fundo de Garantia e ficará bloqueado. Assim, só será possível efetuar o saque no próximo ano, quando houver outra liberação do saque aniversário.
Antes de aderir ao saque aniversário do FGTS em maio, o trabalhador precisa estar atento quanto às suas particularidades. Isso porque, ao passar para esta modalidade, o trabalhador não fará mais parte do saque rescisão.
Dessa forma, ao desistir do saque rescisão, não será mais possível fazer o saque do FGTS em caso de demissão sem justa causa.
Nesse caso, será possível receber apenas a multa rescisória e demais direitos trabalhista, como férias, dias trabalhados, entre outros.
Além disso, caso deseje voltar à modalidade de saque rescisão, será necessário esperar 25 meses.
Por exemplo: Se você é optante do saque aniversário e solicitou a mudança para o saque rescisão em outubro de 2023, a mudança só ocorrerá, de fato, em novembro de 2025. Dessa forma, antes desse prazo, você continuará recebendo os valores anuais, mesmo já tendo solicitado a mudança.