Saiu! Veja onde você vai fazer a reaplicação do Enem 2024
Locais de prova da reaplicação do Enem deste ano de 2024 foram divulgados nesta quinta-feira (5). Veja detalhes
Acabou a espera. O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quinta-feira (5), o tão esperado cartão de confirmação de inscrição da reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O documento está disponível na página do participante.
Para visualizar e imprimir esse cartão, o estudante precisa acessar o Portal Único de serviços digitais de governo federal, o gov.br, através do Cadastro da Pessoa Física (CPF) e da senha previamente cadastrada.
Caso o estudante não lembre a sua senha cadastrada, o próprio sistema oferece caminhos para recuperação desse login.
Nesse cartão, o candidato poderá identificar uma série de informações como o local da prova, a data da realização do exame, o horário, e uma série de outros dados importantes.
A reaplicação do Enem
Em 2024, a reaplicação do Enem será realizada nos dias 10 e 11 de dezembro. A ideia é atender os alunos que foram prejudicados por problemas logísticos, ou que foram acometidos por algumas doenças específicas.
O Ministério da Educação afirma que as provas terão o mesmo nível de dificuldade dos dias regulares.
Quem pode fazer a segunda chamada do Enem
É muito importante lembrar que nem todas as pessoas que perderam as provas do Enem poderão ter direito a uma reaplicação. Um cidadão que acordou tarde e perdeu o horário, por exemplo, não vai ter esse direito.
De uma maneira geral, a reaplicação será concedida apenas aos candidatos que tiveram problemas com algum tipo de doença infectocontagiosa como:
- Tuberculose;
- Influenza humana A e B;
- Covid-19.
No caso específico de problema de saúde, o estudante precisou incluir no processo de solicitação um atestado médico com assinatura e identificação do profissional de saúde, além da classificação internacional da doença.
Se o candidato ainda está internado em um hospital, precisou anexar uma declaração da unidade de saúde onde ele permaneceu, contendo informações como nome completo e o CPF. Além disso, ele precisa informar a disponibilidade das instalações adequadas para aplicação do Enem.
Os candidatos também terão direito de realizar o exame na segunda chamada caso tenham sido afetados por problemas logísticos alheios como:
- Desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local);
- Falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural);
- Erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Gabaritos divulgados
Recentemente, o Ministério da Educação divulgou através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) os gabaritos dos dois dias da prova do ENEM desse ano de 2024.
De acordo com as informações do MEC, uma questão de física foi oficialmente anulada. Trata-se da questão que cita uma cafeteira elétrica e pede que o candidato indique a eficiência energética do equipamento. Essa foi a questão:
- 124 no caderno verde;
- 100 no cinza;
- 129 no azul;
- 102 no amarelo.
O edital oficial do Enem previa que as respostas só seriam disponibilizadas no dia 20 de novembro. Contudo, o cronograma foi adiantado, conforme informações do próprio Ministério da Educação.
O Enem de 2024 foi aplicado nos últimos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Dados oficiais indicam que mais de 4,3 milhões de candidatos estavam inscritos. A redação deste ano teve como tema: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
O vestibular
Criado em 1998, o Enem é hoje o maior vestibular em atuação no Brasil. Todos os anos milhões de pessoas respondem centenas de perguntas em dois dias diferentes. A prova foi originalmente pensada como uma forma de avaliar o desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio. Desde então, o vestibular acabou passando por diversas transformações.
Nos últimos anos, realizar o Enem passou a ser um ato de muito importância para milhões de estudantes ao redor do país. Isso porque essa é a principal forma de acesso ao ensino superior, seja em universidades públicas ou mesmo privadas através do Sisu ou do Prouni.
Além disso, o Enem possibilita acesso a bolsas de estudo, financiamentos estudantis pelo Fies, e até mesmo adesões em bolsas internacionais.