Na última quarta-feira (28), o Ministério de Educação (MEC) divulgou o calendário de inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade Para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para 2023.
Para selecionar novos participantes, todos os programas usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que ainda serão divulgadas em 13 de fevereiro. Confira as datas abaixo:
As 90 questões dos cadernos amarelo, azul, branco e rosa já foram resolvidas por professores do Sistema Positivo. Desse modo, confira os gabaritos extraoficiais a seguir!
Caderno Amarelo
Caderno Azul
Caderno Branco
Caderno Rosa
Enem 2022 com questões inéditas
No último ano, os servidores do Inep informaram que faltavam perguntas para o exame, o que significou a ausência de questões inéditas. Na ocasião, o Banco Nacional de Itens (BNI) estava sem novas inclusões, o que trouxe muitas críticas quanto a qualidade do Enem.
Todavia, segundo apuração do UOL, a prova deste ano foi feita sem a repetição de perguntas dos anos anteriores. Em contrapartida, algumas delas não passaram por pré-testes, mas a previsão é que isso não prejudique a qualidade do exame.
Confira a quantidade de questões por dia de prova:
– 13 de novembro (domingo)
– 20 de novembro (domingo)
A Teoria de Resposta ao Item (TRI) é um método usado pelos responsáveis do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliarem o desempenho dos candidatos. É devido a esta ferramenta que, mesmo que você acerte a mesma quantidade de questões que a do seu colega a sua nota será diferente.
Isso porque, a análise é considerada “antichute”. Se um candidato acertar as questões mais difíceis, mas errar aquelas consideradas fáceis, é possível interpretar que os acertos foram “chutes”. Sendo assim, essa pessoa terá uma nota inferior à de um estudante que acertou as fáceis, mas errou as mais complexas.
Confira as vantagens que a TRI traz para o método clássico de correção do Enem: