Caixa começa a pagar hoje a 7ª parcela do auxílio emergencial. Nesta segunda-feira, 18 de outubro, começa o calendário de pagamentos da última parcela do Auxílio Emergencial. Assim, recebem valores entre R$ 150 e R$ 375 aqueles que participam do Bolsa Família e possuem NIS (Número de Identificação Social) com final 1.
Veja também: Auxílio emergencial com prorrogação de mais 6 parcelas até 2022
Para estes beneficiários, o pagamento do Auxílio Emergencial segue a mesma lógica de seu programa original. Portanto, receberão nos dez últimos dias úteis do mês, de acordo com o o final de seu NIS.
Em contrapartida, temos aqueles que não participam do Bolsa Família, ou seja, o chamado público geral que se inscreveu pelo Cadastro Único ou pelo aplicativo Caixa Tem. Estes, então, possuem um calendário próprio com escalonamento de acordo com o mês de nascimento do participante. Além disso, primeiramente, o Governo Federal prossegue com o depósito de suas quantias para, em seguida, efetuar novo calendário para saques e transferências.
Nesse sentido, o a liberação dessa movimentação segue acontecendo para a sexta parcela.
No dia 04 de outubro iniciou a liberação de saques e transferências da sexta parcela para os aniversariantes de janeiro do público geral. Até o momento, portanto, este grupo apenas poderia pagar contas pelo cartão de débito digital que o aplicativo Caixa Tem gera automaticamente. Isto é, era possível utilizar seus valores para pagar boletos ou fazer comprar por meio de QR Code (uma espécie de código de barras).
Hoje, 18 de outubro, é a hora dos aniversariantes de outubro conseguirem sacar e transferir seu Auxílio Emergencial. Por fim, amanhã, 19 de outubro, o calendário se finaliza com os beneficiários que nasceram em novembro e em dezembro.
Desse modo, todos os participantes do público geral poderão movimentar seus benefícios, dando espaço para que se inicie os depósitos da sétima parcela. Esta, então, começará na quarta-feira, 20 de outubro, para quem nasceu em janeiro.
Aqueles que já possuem a liberação para ter o dinheiro em mãos podem sacar da seguinte maneira:
Obedecendo seu calendário, os participantes do Bolsa Família começam a receber a sétima e última parcela nesta segunda-feira. Para receber o Auxílio Emergencial, este grupo ficou com o Bolsa Família suspenso e, assim, seguirão recebendo no próximo mês. Isso ocorreu visto que estes cidadãos cumpriam os requisitos de ambos os programas. Portanto, o Governo Federal estabeleceu que poderiam receber aquele de maior valor.
Veja quando estes beneficiários poderão receber a sétima e última parcela do Auxílio Emergencial:
Desde julho deste ano, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, havia anunciado uma parceria com o aplicativo de mensagens, Whatsapp. Assim, os beneficiários passaram a receber informações sobre datas de depósito, além de pagamento e saques em dinheiro.
Desse modo, os participantes poderão receber mensagens sobre o assunto, a fim de conferir o dia que receberão seu valores. Contudo, é importante lembrar sobre a segurança digital, para evitar a ocorrência de fraudes e golpes. Portanto, o cidadão deve estar atento nos seguintes aspectos:
Logo, aqueles que receberem mensagens sem esses fatores devem estar atentos para a tentativa de golpes. Nesse sentido, o diretor de Políticas Públicas para o Whatsapp no Facebook Brasil, Dario Durigan, já havia se manifestado. Segundo o mesmo, “não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas”.
O Auxílio Emergencial nasceu com a intenção de dar um suporte financeiro às famílias de renda baixa neste contexto de pandemia da Covid-19. Isto é, com a crise econômica e sanitária que o país enfrenta desde o ano passado. Assim, com o avanço da vacinação contra a doença e a baixa de casos, também diminui a necessidade do programa.
Portanto, ao que tudo indica, o Governo Federal pretende finalizar o benefício para conseguir lançar o Auxílio Brasil. Isto é, programa assistencial que busca substituir o Bolsa Família. Assim, o Auxílio Brasil seria o apoio para aqueles que se encontram em estado de vulnerabilidade.
No entanto, a nova proposta vem enfrentando obstáculos na definição de seu orçamento permanente. Além disso, o governo possui pressa para seu lançamento, visto que não pode fazê-lo 2022, por se tratar de ano eleitoral. Desse modo, há a alternativa para a continuidade do Auxílio Emergencial, assim como do Bolsa Família nos mesmos moldes atuais.
Essa definição deverá ocorrer na presente semana pelo Governo Federal. Portanto, os beneficiários de ambos programas devem estar atentos para as próximas notícias.