No decorrer de um ano, a Uber divulga a lista dos itens mais frequentemente esquecidos por passageiros durante suas viagens de carro por aplicativo. Além disso, a empresa também apresenta um ranking das cidades onde ocorrem mais casos de esquecimentos.
No ano de 2022, São Luís (MA) se destacou como a cidade onde os passageiros deixaram mais objetos para trás, seguida por Itajaí (SC) e Brasília (DF).
De forma geral, em âmbito nacional, os itens mais esquecidos pelos passageiros são os seguintes: mochilas, roupas, carteiras ou bolsas, celulares ou câmeras fotográficas, fones de ouvido ou caixinhas de som, dinheiro, óculos, guarda-chuvas, joias, relógios e chaves.
Dentre as cidades brasileiras onde os passageiros mais esquecem objetos em carros de aplicativo, destacam-se São Luís (MA), Itajaí (SC), Brasília (DF), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Natal (RN), Vitória (ES), Recife (PE), Salvador (BA) e Campo Grande (MS).
Em resumo, se estiver utilizando o aplicativo da Uber em seu celular, acesse a seção “Atividade” e selecione a viagem em que deixou o objeto para trás. Por conseguinte, clique em “Encontrar objeto perdido” e escolha a opção “Contactar o motorista sobre um artigo perdido”.
Assim, insira o número do seu telefone. Desse modo, a Uber irá então estabelecer a conexão com o telefone do motorista. Contudo, é importante destacar que, de acordo com a empresa, o número do seu celular não será compartilhado com o motorista.
Já no caso de ter perdido o próprio celular, a recomendação da empresa é acessar o site de ajuda e seguir os passos a seguir:
Dessa forma, caso o motorista confirme que o item foi deixado no veículo, ele e o passageiro podem combinar um horário e local para a devolução. Entretanto, a Uber afirma que há uma taxa de serviço que varia entre R$ 15 e R$ 20, a qual é repassada ao motorista como compensação pelo tempo despendido na devolução do objeto.
No aplicativo da 99, clique em “Menu”, localizado no canto superior esquerdo da tela. Desse modo, selecione a corrida e em seguida, clique em “Ajuda”. Por conseguinte, clique em “Esqueci um item no carro”, descreva o objeto esquecido e clique em “Enviar”.
Após isso, será exibido um botão que permite ligar ou enviar uma mensagem para o motorista. Conforme informado pela empresa, a opção de solicitar ajuda para recuperar itens esquecidos permanece disponível por 72 horas após a realização da corrida.
Dessa forma, caso a corrida tenha ocorrido há mais de 72 horas, a opção “Clique para entrar em contato com nosso atendimento” será exibida. Dessa forma, a 99 intermediará o contato entre o motorista e o usuário.
No caso de ter perdido o celular, siga as instruções abaixo para recuperação na 99:
É essencial que os usuários estejam atentos para evitar esses esquecimentos, mas caso ocorram, tanto a Uber como a 99 oferecem recursos para auxiliar na recuperação dos itens perdidos.
Portanto, ao utilizar esses serviços nessas cidades, é importante estar ciente das medidas disponíveis para solucionar esse contratempo com rapidez e eficiência.