Dentro de mais alguns dias, o Governo Federal deverá retomar oficialmente os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Diante disto, milhares de brasileiros já estão correndo para se inscrever o quanto antes no projeto social. Estes usuários também querem entrar no programa que será retomado no próximo dia 18.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, no entanto, não existem inscrições diretas para o recebimento do Bolsa Família. Para ter direito ao programa, é necessário ter uma renda per capita de até R$ 218, além de ter uma conta ativa e atualizada no sistema do CadÚnico.
O Cadastro Único é uma lista do Governo Federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social. Embora seja uma lista da União, a responsabilidade de seleção é da prefeitura da sua cidade. É importante entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como funciona o procedimento na sua região.
De antemão, é possível afirmar que todas as cidades precisam exigir os mesmos documentos. Recentemente, o Ministério do Desenvolvimento Social decidiu alterar a papelada exigida no processo de entrada no CadÚnico em todas as cidades do país.
Abaixo, separamos a lista atualizada de documentos que devem ser exigidos para o cidadão que deseja entrar no CadÚnico do Governo Federal. Assim, o indivíduo que deseja entrar no Bolsa Família já pode separar as documentações para se preparar para a seleção.
Famílias com responsável familiar
Do responsável familiar:
Para os outros integrantes da família:
Famílias com responsável legal
Do responsável legal:
Da pessoa representada:?
Dos demais membros da família:
Pessoas que não têm nenhum documento não precisam se preocupar. Elas também podem se dirigir ao CRAS para realizar a inscrição. Mas neste caso, é preciso providenciar a papelada e voltar ao local para completar o processo.
“Enquanto o Responsável Familiar (RF) não apresentar um dos documentos obrigatórios ao entrevistador e um documento para cada membro da família, o cadastro ficará incompleto e a família não poderá participar de programas sociais. Ainda assim é importante que o cadastramento seja feito para que o governo possa providenciar ações de mobilização para o registro civil de nascimento e a documentação básica dos cidadãos”, diz o Ministério do Desenvolvimento Social.
Abaixo, você pode conferir a lista de benefícios que podem usar o CadÚnico como base.