Você já pensou em se tornar um microempreendedor individual (MEI)? Essa é uma forma de formalizar o seu negócio e ter acesso a diversos benefícios, como aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade e muito mais.
Desse modo, a categoria se destina para as pessoas que trabalham como autônoma e desejam ter acesso a todas as vantagens da categoria. O processo de abertura do MEI é simples e livre de burocracia, o que o torna mais vantajoso para o pequeno empresário.
A seguir, veja quem pode se tornar microempreendedor individual e conheça todas as vantagens da categoria.
MEI é a sigla para MicroEmpreendedor Individual, uma categoria criada em 2008 para facilitar a formalização de trabalhadores por conta própria, como vendedores ambulantes, artesãos, cabeleireiros, manicures, eletricistas, entre outros.
Ao se tornar MEI, o trabalhador passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Assim, ele pode obter diversas vantagens para o crescimento do seu negócio. Confira algumas delas:
Os trabalhadores que desejam se tornar um microempreendedor individual e aproveitar todas as vantagens da modalidade, precisam se enquadrar nas suas regras. Dessa forma, confira todos os requisitos:
Como já dito anteriormente, o MEI pode obter diversas vantagens ao formalizar o seu negócio. Dessa maneira, poderá trabalhar para o crescimento do seu empreendimento.
Porém, o empreendedor também passa a ter direito a vários benefícios previdenciários, como:
Para garantir acesso a todos esses benefícios, o MEI precisa cumprir as suas obrigações. Nesse sentido, uma das principais obrigações do microempreendedor é manter o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) em dia.
É por meio do DAS que ocorre o recolhimento dos impostos e a contribuição com a previdência social. O valor da taxa se baseia no salário mínimo vigente e na atividade do empreendedor. Confira o valor em 2023:
Para se tornar microempreendedor individual é necessário fazer o cadastro no Portal do Empreendedor. O processo de abertura do MEI é muito simples e qualquer pessoa consegue fazer sem sair de casa. Assim, confira o passo a passo:
No final de todo o processo, o empreendedor consegue emitir o CCMEI, que é o documento que comprova a abertura do MEI e contém todas as suas informações empresariais.